Em meio à pandemia de COVID-19, todo cuidado é pouco para impedir a transmissão do novo coronavírus, especialmente ao entrar em casa após ter de sair por algum motivo. Os sapatos usados na rua, por exemplo, são possíveis responsáveis por trazer o vírus da rua em suas solas, mas precauções simples podem diminuir bem este risco.
Cuidados com os sapatos ao entrar em casa
Assim como outros vírus responsáveis por infecções respiratórias, o SARS-CoV-2 é transmitido especialmente por gotículas expelidas na tosse, no espirro e até na fala, e, uma vez fora do corpo, estas partículas contaminadas pairam no ar por algum tempo e se depositam em superfícies.
Isso significa, portanto, que pode haver vírus onde pisamos com os sapatos ao sair de casa – e, assim como carteiras, chaves e itens bastante manuseados em geral, os calçados devem receber uma atenção especial para que não se tornem transmissores dentro de casa.
De acordo com o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o mais simples a ser feito neste caso é descalçar os sapatos antes de entrar em casa, deixando-os na porta do lado de fora ou em uma caixa próxima à entrada para que não circulem.
Segundo o grupo, também é indicado que se tenha tanto sapatos quanto peças de roupa destinados para se usar exclusivamente fora de casa. Se você costuma usar chinelos dentro de casa, por exemplo, não os utilize ao ir à rua caso seja necessário já que, ao retornar, a tendência é continuar com eles.
Outra forma de evitar que os sapatos tragam o novo coronavírus para dentro de casa é higienizá-los, algo que pode ser feito com um pano umedecido em uma mistura de água sanitária e água, passando a solução nas solas. Além disso, é essencial manter a casa higienizada e, se possível, retirar os tapetes (que podem ser contaminados por sapatos).