Reeducação alimentar: 3 coisas sobre ela que você não sabe e te surpreenderão

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Porque não é uma simples questão de emagrecimento e perda de peso, mas de mudança de hábito e gosto, a reeducação alimentar traz algumas novidades que nem sempre estavam no script de quem resolveu se alimentar melhor. Ainda mais porque a escolha, normalmente, é feita por mulheres que não acreditam em dietas milagrosas e querem aprender a ser saudáveis comendo de tudo.

Leia também:
Musa fitness Gabriela Pugliesi conta como definiu corpão
Como afinar a cintura de verdade e ter 100% de sucesso
10 dicas para educar o paladar dos filhos da forma correta

Porém, mesmo que inconscientemente, a adoção de novas opções e hábitos proporciona alterações definitivas de atitude que devem ser comemoradas! Veja 3 delas:

Mudança de paladar
Se sua reeducação prevê uma restrição maior aos alimentos com alto teor de sal e açúcar, depois de um tempo você vai passar a achar tudo muito doce, condimentado ou salgado. Fique algumas semanas sem beber refrigerante e comer tanto doce e vai perceber uma certa dificuldade para dar os primeiros goles ou encarar aquela torta de limão com suspiro que tanto gostava antes. Tudo é uma questão de referência.

Desequilíbrio intestinal
Muito provavelmente você vai precisar ir mais vezes ao banheiro e, no começo, isso pode causar um certo descompasso. O desequilíbrio não significa desarranjo, muito pelo contrário. É bem provável que seu organismo tenha mais variedade de nutrientes e fibras para compor seu bolo fecal, mas se de alguma forma você não estava acostuma a um metabolismo intestinal ativo, pode estranhar de início.

Ressaca alimentar
A ressaca alimentar é muito comum quando não se está mais acostumada a excessos. Quando sentir que exagerou é porque realmente agrediu órgãos importantes para digestão e absorção de nutrientes como fígado, pâncreas, vesícula biliar, estômago e intestino. A ressaca por trazer sintomas como náuseas, vômitos, má digestão, azia, dor de cabeça e até diarreia.