Manter a saúde do corpo em dia é uma responsabilidade e isso inclui estar com peso adequado. Mas este nunca é um fato isolado. Carina Rebello Giacomelli, professora de yoga e terapeuta Ayurveda, afirma que o excesso de peso é sintoma de desequilíbrios que podem ser restabelecidos através do consumo de ervas e especiarias, de acordo com a constituição de cada organismo, além, é claro, de uma alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos.
Leia também:
Chá de 30 ervas emagrece até 10 kg
Gengibre emagrece, extermina celulite e previne contra gripes
Canela, gengibre e pimenta são alimentos milagrosos contra a gordura abdominal
Segundo ela, dois fatores principais estão relacionados ao excesso de peso: lentidão do metabolismo e ansiedade. “A ayurveda utiliza as ervas como um componente para a cura natural e algumas podem complementar esforços na perda de peso“, afirma. “No entanto, você deve sempre discutir a segurança com um médico”.
Ervas para perder peso
Mostarda
Picante, adstringente e quente, é uma das principais especiarias usadas para acelerar o metabolismo.
Ações: Estimulante, analgésica e expectorante.
Como usar: O pó e o óleo podem ser utilizados externamente e a semente previamente refogada em óleo na maioria de pratos salgados. Evite o contato do óleo com as mucosas.
Cardamomo
É uma especiaria doce, picante, morna e muito perfumada. Possui aroma leve e penetrante e com propriedades energéticas equilibrantes .
Ações: Atua em todos os sistemas do corpo. No circulatório, como estimulante, e no digestório, como regulador do metabolismo do açúcar, tonificando o pâncreas, além de estimular as secreções gástricas, aliviar indigestão e flatulências.
Como usar: O cardamomo é perfeito para dar um toque exótico a sobremesas, sendo muito útil em pratos que contenham leite. É um ótimo antídoto para os efeitos negativos do café, podendo ser passado juntamente com o pó do café.
Cravo
Picante e de energia quente, é uma das especiarias mais conhecidas popularmente.
Ações: Bom para gases e náuseas, dores de cabeça e espasmos gastrointestinais.
Como usar: Tendo em vista seu sabor intenso e penetrante, na culinária não se deve abusar do cravo com risco de estragar o prato. Uma ou duas sementes são suficientes para conferir sabor e aroma a cremes a base de leite ou mesmo a um mingau de aveia.
Noz-moscada
É uma especiaria picante, adstringente e de energia quente.
Ações: Carminativa, antidiarreica, redução de níveis totais de colesterol, estimulante e sedativa. A homeopatia também indica esta planta para casos de depressão. Ótima para casos de insônia (½ colher de café do pó diluída em mel ou chá), dores abdominais, nervosismo e ansiedade.
Como usar: Uma ótima receita é ferver junto com leite e açúcar mascavo 1 colher de café do pó e beber meia hora antes de se deitar. A noz-moscada pode ser acrescentada em bebidas doces e quentes, a recheios de massas e pastes e em molhos.
Funcho, erva-doce e anis
Estas três especiarias possuem características e atividades muito semelhantes. São picantes, doces e levemente quentes.
Ações: Ayurvedicamente, a erva-doce é considerada muito especial, pois tem a habilidade de aumentar o fogo digestivo sem causar desequilíbrio. Recomendada em casos de dores abdominais decorrentes de gazes intestinais, cólicas de desconfortos menstruais ou como facilitador do fluxo menstrual e cólicas em geral.
Como usar: Na culinária, são geralmente utilizadas na forma de chá ou para cozinhar um arroz, por exemplo, conferindo aroma delicioso.
Canela
É doce e picante.
Ações: Possui propriedade analgésica, antifúngica, carminativa, expectorante e levemente diurética. Estimula a digestão, reduz cólicas menstruais e aumenta a insulina plasmática.
Como usar: Na forma de óleo essencial diluído no óleo para massagem, aquece e estimula a circulação sanguínea local. E em pratos doces ou com laticínios, frutas e sorvetes.
Gengibre
Esta raiz é muito especial, sendo um ingrediente indispensável para quem precisa acelerar o metabolismo. Ele é quente, picante, doce e um poderoso restaurador do equilíbrio.
Ações: indigestão, constipação, retenção de líquidos, dores de cabeça, indisposição, letargia e todos os desequilíbrios do metabolismo lento.
Como usar: Acrescente na maioria dos pratos. Rale e refogue em óleo como se faz com a cebola ou na forma de chá antes ou após as refeições. Pode também aquecer e aromatizar sucos de frutas.
Manjerona
É uma erva quente, picante levemente doce, aromática e lembra o orégano.
Ações: É útil em gripes, constipações, náuseas, indigestão, insônia, cefaleia e para diminuir flatulências.