Como tirar cera do ouvido: vídeo mostra remoção de quantidade ABSURDA

por | jun 30, 2016 | Saúde

Apesar de grande parte dos especialistas contraindicar o uso de cotonetes no ouvido, muita gente não resiste às hastes flexíveis e acaba usando-as para a limpeza. A ousadia tem consequências e pode acabar formando um tampão de cera no ouvido, entre outras consequências. A seguir, explicamos o jeito certo de limpar a cavidade e, de quebra, te mostramos o que pode acontecer se você não cuidar bem da sua saúde auditiva.

Leia também
Cera no ouvido: por que não remover? Entenda
Cotonete pode causar surdez e deve ser evitado, diz médica
Entrou água no ouvido, e agora?

Jeito certo de limpar os ouvidos 

Ao contrário do que você imagina, a cera é sua amiga. Segundo a otorrinolaringologista Rita de Cássia Guimarães, ela impede a entrada de bactérias, fungos e insetos no ouvido. Por ter uma porção gordurosa, ela também protege contra corpos estranhos, água e até queimaduras.

Por isso, tirar cera do ouvido não deve ser um hábito, muito menos se feito com cotonetes. A haste pode provocar otites, sangramentos, perfurar o tímpano e até causar surdez. Mas o mais comum é que ela acabe sendo empurrada, cada vez mais para dentro, até ficar tão compacta que se torna um tampão.

Ainda de acordo com a especialista, o sistema auditivo se autorregula e não há necessidade de limpá-lo, pois ele se higieniza sozinho. No entanto, caso a produção do cerume seja excessiva ou o canal auditivo muito estreito, podem aparecer dificuldades na audição e zumbido e, então, é indicado consultar um especialista, que fará a higiene da maneira certa e com os instrumentos adequados.

Vídeo mostra limpeza do ouvido

Como dito, limpar o ouvido com cotonete pode empurrar toda a cera para baixo, formando um tampão. Veja como ele fica no vídeo.