3 fatores que explicam sua fome interminável + dicas para se sentir de barriga cheia

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Você nunca se sente saciada e sempre se pega atacando a geladeira fora de hora? Ao contrario do que você pensa ter  vontade de  comer toda hora, nem sempre é sinal de estar com fome, e sim de problemas emocionais ou hormonais e falta de nutrientes importantes para o organismo. Confira abaixo 3 fatores que estão aumentando a sua gula.

Leia também:
Tenho fome toda hora: 11 fatores que causam isso 
13 hábitos na hora de comer que fazem toda a diferença 
Evite a fome comendo alimentos que promovem saciedade

Sentir fome toda hora: o que pode ser? 

Pode ser culpa do que você está comendo – Uma dieta rica em massas, pães, arroz branco, doces e balas é um dos motivos de você estar sempre com fome. “Estes alimentos são pobres em fibras e aumentam o açúcar no sangue rapidamente, e esse aumento faz com que o corpo produza insulina para reduzir a glicemia, fazendo com que se derrube rapidamente a glicemia e dê muita fome”, explica a nutricionista Talitta Maciel.

Podem ser alterações hormonais – Quando os hormônios estão desregulados, uma grande quantidade de insulina fica na sua corrente sanguínea. E ela é responsável por aumentar a vontade de comer. Sintomas da TPM, como mau humor e estresse, também fazem com que você tenha vontade de alguns lanchinhos fora de hora.

Ou podem ser  problemas emocionais – Se você ataca a geladeira quando está ansiosa e não resiste a um docinho quando está estressada, pode acabar ganhando quilinhos extras indesejáveis. Quando as suas emoções estão à tona o organismo sente que precisa de mais energia, e acaba resultando no aumento da vontade de comer.  

Como diminuir a fome

“Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras, cereais integrais, castanhas e vegetais diminui a fome, pois demoram para produzir açúcar no sangue e dão maior saciedade”, afirma a nutricionista, que explica também que alimentos ricos em proteínas, como carnes e ovos, demoram mais para serem digeridos e prolongam a sensação de barriga cheia.

Ainda de acordo com Talitta, alimentos como castanhas, nozes, amêndoas, abacate, maçã, mel e cacau ajudam a dar sensação de bem estar e a evitar a compulsão alimentar.