O dispositivo intrauterino (DIU) é um método contraceptivo que consiste em uma pequena peça em formato de “T” introduzida no útero que libera substâncias para impedir o avanço dos espermatozoides.
Existem dois tipos de DIU: o de cobre e o de hormônios (Mirena). O DIU de cobre pode durar até dez anos e tem a vantagem de ser mais acessível, além de estar disponível na rede pública de saúde. Já o Mirena dura em torno de cinco anos e é mais indicado para mulheres que sofrem com cólicas e querem parar de menstruar.
DIU: como funciona?
O DIU de cobre promove uma pequena inflamação no endométrio, fazendo com que o local se torne hostil aos espermatozoides. O Mirena faz a mesma coisa, mas com uma substância diferente: o levonorgestrel, hormônio derivado da progesterona, que interrompe a menstruação na maioria dos casos.
O DIU pode se deslocar lá dentro?
De acordo com post da ginecologista https://www.instagram.com/p/BzwZhg1pgXX/” target=”_blank”>Luciana Deister, muitas mulheres têm dúvidas quanto ao posicionamento do DIU no útero e perguntam se ele pode se deslocar lá dentro. Ela esclarece que é raro, mas pode acontecer nos primeiros meses, afetando sua eficácia como contraceptivo.
Por isso, deve-se fazer exames ginecológicos de rotina para verificar sua posição. Lembrando que o tamanho do DIU varia de acordo com o físico de cada mulher, e a adaptação também: pode haver aumento de fluxo menstrual e cólicas depois de sua aplicação.
Como o DIU se encaixa?
Para mostrar exatamente como o DIU fica posicionado dentro do corpo, a ginecologista Luciana Deister publicou uma foto de um útero de verdade, feita em um laboratório de anatomia. A imagem pode ser considerada forte. Deslize para o lado no post a seguir para visualizá-la.
https://www.instagram.com/p/BzwZhg1pgXX/