Corpos magros, definidos, sarados e supostamente “perfeitos” nem sempre são sinônimo de saúde – e em alguns casos, inclusive, escondem grande sofrimento e distúrbios. Conheça casos de famosas que sofreram com transtornos alimentares e relação ruim com a comida, e que falaram abertamente sobre o assunto em busca de conscientizar outras mulheres:
Alerta de gatilho: o texto abaixo aborda temas sensíveis relacionados a transtornos alimentares, distúrbios de imagem e de saúde mental.
9 f
amosas que falaram de seus transtornos alimentares
#1 Sammy
https://www.instagram.com/p/ChSS3enO4Xb/?hl=pt
Em um bate-papo com seguidores no Instagram, a influenciadora admitiu que sofreu de anorexia após sua conturbada separação com o hipnólogo e ex-BBB Pyong Lee. Ela contou que passou pela fase de compulsão alimentar e, depois, enfrentou a bulimia, provocando vômito para não ganhar peso.
Recentemente, também pela rede social, Sammy comemorou sua vitória contra o problema e apontou que está lidando de uma nova forma com seu corpo, frequentando a academia para cuidar da saúde física e mental. “Venci a anorexia. Aos poucos, vou me recuperar. Corpo e mente”, afirmou em uma postagem.
#2 Débora Nascimento
Em 2013, durante participação no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, a Débora falou abertamente sobre o período em que passou por depressão e anorexia. Na época, a atriz disse que sua mãe a salvou de seus hábitos destrutivos e que ela aprendeu então a lidar melhor com a comida.
“Entendi o meu tamanho, o corpo que eu tenho e a minha estrutura. Não adianta eu querer ser uma coisa que eu não sou e forçar o meu corpo a extremos que não fazem parte da minha natureza. Hoje em dia, eu sou super bem-resolvida”, declarou na atração exibida pela Rede Globo.
Além disso, Débora garantiu que, apesar de evitar certos alimentos e cuidar do corpo de forma geral, tem uma relação amistosa com a comida. “Não como fast-food. Gosto de comidas diferentes, de experimentar sabores. Gosto do prazer de comer”, declarou.
#3 Bruna Marquezine
Em um longo depoimento no Instagram feito por ela em 2018, Bruna Marquezine contou que já sofreu com problemas de distúrbio de imagem, depressão e que chegou a fazer uso de laxantes para emagrecer.
“Na época as pessoas não comentavam que eu estava magra demais, mas que estava um pouco gordinha, bochechuda, quadril largo e por aí vai. E eu acreditei”, desabafou Bruna, completando: “Eu acreditei na opinião alheia. E comecei a detestar meu corpo. Achava que tinha que emagrecer de qualquer jeito. Tomava laxante todos os dias por mais de 3 meses”.
De acordo com a famosa, o fato de ela não se aceitar e ceder a pressões externas foi o principal motivo para que ela tivesse depressão. “Não me achava bonita suficiente e consequentemente não me achava boa para nada”, pontuou a atriz que, atualmente, tem uma boa relação com a comida, cuida da saúde mental e lida bem com o próprio corpo.
#4 Deborah Evelyn
Em 2013, a atriz veterana contou que sofreu de anorexia na adolescência, entre os 13 e os 17 anos, antes de entrar para a faculdade. “Eu estava na escola e foi uma doença – porque é uma doença, uma doença muito séria, que foi aparecendo sem eu perceber. Você começa a achar que está gorda, que você precisa emagrecer mesmo não estando, como era o meu caso”, relatou ela em entrevista ao programa “Mais Você” na época.
Na atração, Deborah ainda comentou sobre seu processo de recuperação. “Só quando eu entrei na faculdade e comecei a me tratar, eu comecei a fazer análise, os meus horizontes abriram. Eu comecei a me envolver com outras pessoas e aí eu percebi o que estava acontecendo comigo. Junto com isso [estava] a minha mãe, sempre tentando me ajudar e muito preocupada”, explicou.
#5 Gabriela Pugliesi
A influenciadora, que ficou famosa justamente por dicas de como manter o corpo sequinho e por polêmicas sobre hábitos alimentares radicais, também sofreu com uma má relação com a comida. Em 2022, a influencer publicou um vídeo no Instagram falando abertamente sobre o problema e contando que havia abandonado tal estilo de vida por ter percebido que, segundo ela, aquilo havia se tornado um ciclo tóxico de restrição e compulsão.
“Faz um ano que eu não tenho ideia do meu peso, que não faço dieta. Me alimento bem por prazer. Eu achava que sabia o que era viver de forma equilibrada porque meu mundo era aquele […]. No fundo, eu sempre quis me libertar dessa circunstância em que a dieta põe a gente, mas não sabia o que era viver de outro jeito”, admitiu, relatando episódios de compulsão alimentar constantes.
A influenciadora finalizou o vídeo dizendo que a mudança teve efeitos em seu corpo, mas que isso não a incomoda. “Não fico mais preocupada com quantos por cento eu tenho de gordura no corpo, e isso também me fez amar meu corpo de outro jeito – acho mais bonito hoje porque vejo que é um corpo mais feliz. É uma consequência do meu estado de espírito”, declarou.
#6 Mariana Goldfarb
Em uma corajosa publicação no Instagram, a modelo falou sobre a pressão que sofreu em relação ao corpo e comentou sua luta contra distúrbios alimentares. “Eu já tive muitas fases e fui julgada em todas. Fui da anorexia a episódios de compulsão e hoje venho encontrando equilíbrio, não só no exercício e nos resultados com corpo, mas na minha vida em maneira geral”, afirmou.
Na postagem, Mariana disse que ainda estava em fase de desenvolvimento e que ainda não havia “chegado lá”. “Comecei a fazer nutrição para me curar de mim e ajudar os outros. Foi a melhor coisa que fiz. Aqui tem saúde, força de vontade, alimentação, dedicação, foco, estudo, terapia, drenagem, sauna, gelo, equilíbrio, prazer”, comentou.
#7 Cleo
Após ter seu corpo no centro de discussões na internet por ter engordado, a atriz contou, em entrevista ao programa “Conversa Com Bial” (Rede Globo), que sofreu com depressão e compulsão alimentar devido a pressões estéticas. Segundo a famosa, o problema a deixava desequilibrada e fazia com que ela comesse “até passar mal”.
“Qualquer mulher, mesmo as que estão dentro de um padrão aceito, passa por esse tipo de pressão estética fortíssima”, afirmou Cleo, explicando que, ao tomar consciência sobre o problema, buscou acompanhamento psicólogo, além de ter contado com apoio para lidar com a doença.
#8 Alice Wegmann
A atriz contou que desenvolveu transtorno alimentar na adolescência, logo ao estrear na TV. “Fiz oito anos de ginástica olímpica, treinava sete horas por dia. Tenho uma estrutura mais larga e eu, com 15 anos, não entendia muito isso, eu queria me encaixar em algum lugar e comecei a ter problemas, porque comecei a fazer dieta, comecei a almejar um outro corpo que eu não poderia ter porque não faz parte da minha estrutura”, afirmou em bate-papo no programa “Encontro” (Rede Globo).
Alice também aproveitou para falar que ainda se sente incomodada com os padrões de beleza que a fizeram entrar em dieta e disse que ainda luta contra o problema. “Estou conseguindo finalmente abrir o meu olhar sobre isso, enxergar pessoas que também passam pela mesma coisa e falar sobre isso”, declarou.
#9 Daiana Garbin
Em depoimento ao programa “Mais Você” (Rede Globo) em dezembro de 2017, a jornalista revelou que desenvolveu transtornos alimentares ainda na adolescência, e que só buscou ajuda médica muitos anos depois por falta de conhecimento sobre o assunto.
“O diagnóstico foi transtorno alimentar não-espeficicado. É um dos mais comuns. É uma mistura de comportamentos”, contou Diana, explicando que estava sendo acompanhada por psiquiatra, psicanalista e nutricionista específico para combater o problema.
“Não faço dieta. Estou restabelecendo a minha relação com os alimentos. Posso comer de tudo. Mas escolho o que quero comer”, esclareceu na época.