Fazer exercícios pode ser uma ótima maneira de cuidar da saúde, mas é necessário que eles sejam feitos periodicamente para usufruir dos benefícios. Você é atleta de final de semana? Entenda a importância de levar o esporte também para os dias de semana.
Leia também:
Dor nas costas: tratamentos em casa que funcionam MESMO
Sentiu dor? Alivie sem remédios com 4 tratamentos alternativos
Por que sentimos dor? Especialistas desvendam o mistério
Atletas de fim de semana: Riscos X Benefícios
Entre os benefícios de uma atividade física regular estão o desenvolvimento de massa muscular, a manutenção de um peso saudável e a prevenção de doenças. Quando ela é feita de maneira regular, o ganho de força acontece sem que tendões e ligamentos sejam expostos a sobrecargas e com a adequação do fluxo sanguíneo para as partes do corpo que estão sendo exercitadas, protegendo o sistema cardiovascular.
Isso não acontecerá se o exercício for feito apenas aos finais de semana. Em casos como esse, o risco de lesões nos músculos, tendões e articulações é muito maior. “Quando alguém tenta levantar mais peso que os músculos são capazes de aguentar, pode haver rompimento de fibras dos tendões, músculos e lesões nas articulações”, explica a médica Gabriela Rocha Lauretti, chefe da clínica de dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Exercícios de alto impacto, como a corrida durante um jogo de futebol, podem aumentar os riscos de estiramento muscular, lesão articular, rompimento de ligamentos e até sobrecarregar o coração. Para evitar o problema, a solução é realizar exercícios de forma gradativa e rotineira, assim o corpo estará preparado para a prática mais intensa aos finais de semana.
Lesões mais comuns dos atletas de fim de semana
Entre as lesões mais comuns dos atletas de final de semana estão:

- Tendinite: inflamação dos tendões por um esforço repetitivo;
- Ruptura do tendão ou ligamento: frequentemente relacionada a movimentos anormais para uma articulação, como a rotação de joelho ou a entorse de tornozelo;
- Contusão: lesão muscular causada por uma pancada ou outro tipo de trauma direto;
- Entorse: acontece quando uma articulação atinge uma amplitude de movimento maior do que a Normal. Costuma ser acompanhada de rompimento parcial ou total de ligamento. Frequentemente acontece com o tornozelo;
- Luxação: deslocamento da extremidade do osso em uma articulação. Ocorre frequentemente com dedos e ombros;
- Distensão ou estiramento muscular: ocorre quando fibras musculares são rompidas;
- Fratura: pode ocorrer por fortes pancadas ou mesmo pelo excesso de treinamento sem o preparo adequado, nesse caso, é chamada de fratura por estresse;
Além das lesões de ossos e músculos, o exercício físico sem preparo também pode sobrecarregar o sistema cardiovascular, causando arritmias, infartos e morte súbita.
Tratamento para aliviar a dor
Para cada tipo de lesão, será necessário um tipo de tratamento específico recomendado por um profissional da saúde. Em casos de entorse de tornozelo com estiramento de ligamento, por exemplo, costumam ser recomendadas medidas como imobilização com talas ou botas ortopédicas, uso de anti-inflamatórios e analgésicos.
Para substituir o uso de analgésicos, a médica Gabriela Lauretti recomenda o uso do TENS, Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation, um tipo de estimulação feita com eletrodos sobre a pele. Essa tecnologia age por meio das fibras nervosas que causam parestesia, uma sensação prazerosa que alivia a dor.

Atualmente é possível desfrutar deste tipo de tecnologia em casa com o uso do Tanyx, um aparelho portátil e descartável que emite esse tipo de estímulo, fornecendo conforto para o paciente até a completa cicatrização e recuperação da lesão. A aplicação dura cerca de 30 minutos, mas o alívio se prolonga para além desse tempo.
Paralelamente ao uso do Tanyx e dependendo do tipo e fase da lesão, pode ser recomendado iniciar o processo de reabilitação com acompanhamento de um fisioterapeuta. Além de aplicar o TENS, o profissional poderá utilizar outros métodos para tratar o machucado, como exercícios e termofototerapia.