6 ingredientes da sua sopa que a transformam em uma bomba de gordura

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Um dos pratos mais consumidos no inverno são as sopas – e, como a estação mais fria do ano é aquela em que costumamos abusar na comida, as sopas light são ótimas pedidas, pois sustentam, são nutritivas, quentinhas e podem ajudar a emagrecer. O problema é que existem sopas que até aparentam ter potencial emagrecedor, porém, são verdadeiras armadilhas, porque possuem ingredientes que acabam aumentando as calorias das sopas e as transformando em bombas de gordura.

Leia também:
Chá supertermogênico une 3 ingredientes milagrosos
Receita de sopa para emagrecer
5 sopas para chapar a barriga sem passar fome

Sopa engorda ou emagrece?

“O propósito da sopa é ter uma combinação de alimentos de fácil digestibilidade, baixa caloria e altamente nutrititivos, que sirvam realmente como uma refeição completa. Se incluirmos ingredientes que fujam dessas características, a sopa não vai ajudar no emagrecimento e pode até engordar”, alerta a nutricionista Cristina Martins.

Normalmente, os “vilões” a que a profissional se refere são usados para “engrossar” a sopa ou dar mais gosto ao prato. Para que as sopas para emagrecer realmente façam efeito, você deve fugir de alguns ingredientes. “Neste caso, seria mais interessante realizar uma refeição com alimentos fonte de carboidratos complexos e proteínas de melhor qualidade como, arroz integral, leguminosas, proteina animal ou vegetal. Citamos os principais “vilões” das sopas, mas existem outros que podem estar sabotando sua dieta.

Ingredientes das sopas que detonam sua dieta

  • Creme de leite: Tem alta concentração de gordura saturada. Quando este tipo de gordura é consumida, ela aumenta o colesterol ruim e acaba criando problemas de circulação.
     
  • Leite: de acordo com Cristina, ele tem em sua composição proteínas altamente alergênicas, não podendo ser consumido por todas as pessoas, já que pode causar inflamações nas células e aumentar a deposição de gordura nos tecidos. Diarreia e gases em pessoas intolerantes a essas substâncias também são outros sintomas.
     
  • Farinha branca de trigo: é também alergênica, além de ser pobre em nutrientes, como fibras, por exemplo. Ela também aumenta os níveis de glicose no sangue e pode causar aumento de peso e diabetes, além de não saciar, apenas gerando “vício” por ela. Prefira a versão integral.
  • Fubá: extraída do milho, a farinha de fubá pode até ser uma opção melhor para os intolerantes a glúten, porque não possui a substância. “Porém, também é calórico e não ajuda em nada a emagrecer”, explica a nutricionista.
     
  • Exagero nos carboidratos: mesmo que sejam de boa qualidade, como batata-doce e inhame, por exemplo, em excesso, acabam engordando. “Se você for fazer uma sopa de batata-doce para duas pessoas, por exemplo, uma batata-doce é o suficiente, para nutrir sem engordar”, ensina Cristina.
     
  • Caldo de carne: “Os caldos são industrializados e são extremamente nocivos à saúde. Contém alta concentração de sódio, gordura e aditivos químicos”, fala Cristina, que é radicalmente contra a incluir este tipo de alimento em qualquer tipo de dieta. 

Como emagrecer com sopa: substituições inteligentes

No entanto, é possível fazer sopas light e saborosas mesmo sem esses alimentos que sabotam as receitas teoricamente saudáveis. Cristina nos dá algumas opções para engrossar o alimento e dar sabor, sem as sopas percam seu teor emagrecedor – claro que só vai funcionar se você mantiver uma rotina saudável de exercícios físicos e se o restante de sua alimentação for balanceada.

  • Agar-agar: um tipo de gelatina vegetal proveniente de algas. “É rica em fibras e uma ótima opção para engrossar sopas, além de melhorar as funções intestinais e dar saciedade”, explica Cristina.
     
  • Couve-flor: é uma hortaliça com baixo valor calórico, além de ser rica em fibras e em vitaminas A e C. Pode ser batida junto com os ingredientes da sopa, que vai ajudar a dar mais consistência.
     
  • Leite vegetal: seja de arroz, soja, amêndoas, aveia, entre outros, eles não têm açúcar e podem ser encontrados já nos supermercados. “Eles possuem baixíssimo teor de gordura e são ótimos substitutos do leite de vaca, muito mais engordativo. É indicado para quem apresenta sensibilidade aos leites de origem animal”, esclarece a nutricionista.
  • Lentilha: é cheia de proteínas, fibras, minerais e carboidratos complexos – ou seja, que sustentam sem engordar. “Por sua consistência, ela ajuda a encorpar a sopa e a enriquecê-la em valor nutricional”.
     
  • Linhaça: possui ômega-3, fibras, vitaminas do complexo B e uma substância chamada lignana, que é anticancerígena. “Minha dica é deixar de molho na água até que ela dê uma ‘inchadinha’, e depois misturar à sopa, para ajudar a engrossar”, ensina Cristina.
     
  • Versão natural do caldo de carne: “Cozinhe alho poró, cebola, alho, salsinha, cebolinha e sal marinho ou sal rosa. Reserve em algum potinho ou forminha de gelo e leve ao congelador. “Como os ingredientes são naturais, ele se conservam melhor no gelado”, expica Cristina.

Sopas de saquinho engordam?

Essas sopas de saquinho são outras sabotadoras da dieta: aparentemente light e potencial emagrecedor, a pessoa as ingere na ilusão de que está comendo algo leve, que vai ajuda-la a emagrecer rápido. “Elas tem muito sódio, que é um veneno para o corpo, desregulando o sangue e retendo líquido. São industrializadas, contem aditivos químicos super tóxicos para dar mais sabor e não tem quase nada de nutrientes”, diz a profissional.