Orelha inflamada: o que fazer?

por | jun 30, 2016 | Saúde

Muitas mulheres sofrem toda vez que resolvem usar brincos de metal. Basta colocá-los e o lóbulo logo já começa a arder e coçar, resultando em orelhas inflamadas. O problema pode ser causado por uma alergia ao material dos brincos.

Leia também:

Ear Cuff: conheça o brinco que envolve quase toda a orelha

Furar orelha do bebê ao nascer não é recomendável

Maxibrincos podem rasgar orelha; para reparar é necessário plástica

Essa sensibilidade das orelhas, segundo a dermatologista Márcia Grieco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, pode demorar anos para se manifestar, mas uma vez que acontece, é para sempre.

O que causa inflamação na orelha

“O corpo humano desenvolve anticorpos específicos e cria uma ‘memória’. Logo, não há remédio que bloqueie o processo.  Antialérgicos à base de corticoides ou outras substâncias podem ser prescritos, uma vez que o quadro clínico esteja instalado. E depois da crise é importante evitar o uso de objetos que desencadeiam a reação”, explica.

Sintomas de alergia a brincos

A dermatologista diz ainda que alergia a metais acontece principalmente devido à presença sobretudo do níquel, que dá o brilho às bijuterias. “Os sintomas mais comuns da reação são coceira, inchaço, vermelhidões locais e, algumas vezes, o surgimento de uma secreção aquosa com mau odor”, afirma.

Por isso a melhor solução é evitar o uso de brincos de metal ou do material que desencadeie o processo alérgico. Essas bijuterias podem ser substituídas por produtos como acrílico, madeira, ouro e prata.