Com o aflorar da sexualidade na adolescência, surge também o desejo de cuidar do corpo e ficar mais atraente. Inspirados no padrão de beleza atual, meninos e meninas passaram a querer praticar musculação cada vez mais cedo. Mas apesar de ser saudável manter músculos fortes, o receio de que a prática prejudique o crescimento ainda é muito grande.
Leia também
Exercícios para crianças: 11 opções para cada idade
Vôlei emagrece e define o corpo
Esportes aquáticos queimam calorias e trazem benefícios para corpo
Adolescente pode fazer musculação?
O fisiologista e preparador físico Gustavo Barquilha explica que adolescentes podem fazer musculação desde que estejam acompanhados por um profissional de educação física. A supervisão é importante para orientar qual peso deve ser usado e evitar lesões e alterações do desenvolvimento normal.
Idade para começar a fazer musculação
![](/wp-content/uploads/migration/musculacao-na-adolescencia-3.jpg.jpg)
O especialista conta que alguns estudos demonstram que crianças a partir de 7 a 8 anos já podem começar a fazer a musculação. Entretanto, o mais comum é que as academias liberem a prática de musculação para crianças acima de 13 anos.
Benefícios da musculação para adolescentes
A musculação ajuda a deixar os músculos mais fortes e a manter o peso corporal saudável, o que é importante para qualquer pessoa, incluindo adolescentes. “Esse tipo de atividade física é especialmente vantajoso para adolescentes que tenham deficiência de crescimento, pois a musculação estimula os hormônios importantes para o aumento da massa muscular”, explica o fisiologista Gustavo.
Musculação na adolescência faz parar de crescer?
Com os cuidados certos, dá para tirar só benefícios da prática. Por isso é bom evitar o excesso de treinamento, que, aliado a uma má alimentação, pode prejudicar o crescimento. É importante também que haja a supervisão de um profissional, pois exercícios feitos da maneira errada podem causar lesões.
Cuidados ao fazer musculação
![](/wp-content/uploads/migration/musculacao-na-adolescencia-2.jpg.jpg)
Orientação médica
Antes de começar a atividade física, é importante consultar um médico, que atestará se o adolescente está ou não apto a fazer a atividade.
Pesos bem dosados
Gustavo Barquilha explica que o peso na musculação deve ser estipulado através de um processo adaptativo de meses e anos. “Todos devem levantar pesos leves no começo, e ir aumentando progressivamente”. Caso isso não seja respeitado, o adolescente estará exposto aos riscos da musculação feita sem os cuidados necessários.