Cereal matinal engorda? Emagrece? Nutricionista explica e ensina a consumir

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Quem nunca viu propagandas pregando os benefícios de cereais matinais? As campanhas prometem: o alimento é um grande aliado na dieta, na obtenção de vitaminas e na perda de peso. Não é o que diz a maioria dos nutricionistas, entretanto. Entre os que são da opinião de que o cereal matinal nem sempre é saudável está a coordenadora de nutrição da loja Mundo Verde, Flavia Morais. “Depende da composição do produto”, explica.

Leia também:
Famosa usa mistura milagrosa que evita estrias na gravidez
Marina Ruy Barbosa aposta no Kickboxing para secar: conheça a luta poderosa
Maqui Berry emagrece: conheça a superfruta que ainda previne envelhecimento

Cereal integral engorda?

A nutricionista diz que, de fato, o cereal matinal integral é a melhor escolha. “É sempre mais saudável optar pelas modalidades com maior quantidade de fibras e com pouca ou nenhuma adição de açúcar. Estes itens ajudarão na saciedade e bom funcionamento do intestino. Dessa forma, versões integrais podem ajudar a emagrecer“.

Entretanto, Flavia alerta: o integral é saudável desde que seja feito a partir de cereais que realmente não tenham passado por nenhum processo de refinamento. “Assim, o cereal preserva mais nutrientes, como as fibras e vitaminas do complexo B, magnésio, cálcio e ferro, que são importantes para o bom funcionamento do organismo”, esclarece a profissional.

Para saber se o cereal matinal é bom para a dieta, deve-se checar a lista de ingredientes do produto. “Em primeiro lugar, devem aparecer itens integrais, como aveia integral ou trigo integral. Isso significa que esse ingrediente estará presente em maior quantidade”, diz Flavia.

Cereais ‘naturais’: mais saudáveis que os integrais industrializados

De acordo com a nutricionista, mesmo integrais, os cereais matinais industrializados ainda assim perdem, em valor nutricional, para os cereais naturais, já que possuem conservantes e acabam sendo não sendo “tão integrais” assim. “Os flocos de aveia, de quinua e de amaranto são boas alternativas naturais aos industrializados”, exemplifica. Se o problema for o sabor, Flavia dá a dica: “Granolas e mueslis (cereal matinal popular à base de flocos de aveia crus, frutas e frutos secos) são saborosos e mais saudáveis do que os flocos de milho açucarados ou bolinhas de chocolate”.

Quanto comer de cereal por dia?

“Na versão integral, deve-se consumir aproximadamente meia xícara de cereal por dia, em substituição ao pão e aos biscoitos”, aconselha Flavia, que não recomenda qualquer ingestão de cereais que não sejam integrais.

Sucrilhos engorda?

De acordo com Flavia, sim, cereais “de criança” podem aumentar o peso. “Os cereais matinais refinados e açucarados são calóricos e pobres em nutrientes, além de apresentarem alto índice glicêmico. Por isso, engordam e aumentam o risco de desenvolvimento de doenças como a diabetes”, esclarece a profissional.