Os alimentos ergogênicos são aqueles capazes de aumentar o rendimento durante a atividade física, prevenindo ou retardando o início da fadiga por fornecer substâncias que não são necessárias fisiologicamente, mas que apresentam poderoso efeito estimulante.
Leia também:
Turbine a sua dieta com os alimentos termogênicos
Café emagrece. Entenda como a bebida atua no organismo
A maioria dos ergogênicos melhora a performance de treino ao intensificar a capacidade física, o controle de energia e os limites dos próprio corpo. Esses estimulantes são encontrados em diversos alimentos, que além de fornecerem as propriedades buscadas, trazes benefícios extras.
Chá Verde
Chás verde e branco dão mais energia para o treino. Crédito: Thinkstock
Os chás verde e branco têm efeitos bem parecidos, pois são extraídos da mesma planta, a Carmelia Sensenis. Ele atua como estimulante, diurético, termogênico, além de possuir propriedades antioxidantes e ter ação eficiente na queima de gordura.
Café
A bebida é uma das principais fontes de cafeína, um composto químico estimulante e termogênico, isso é, acelera o metabolismo trabalhando na queima de gorduras. Tomar uma xícara de café antes de malhar melhora consideravelmente o rendimento do treino.
Pimenta acelera o metabolismo. Crédito: Shutterstock
Pimenta
Através do aumento da temperatura corporal, esse fruto proporciona a aceleração do metabolismo, otimizando a queima de gordura. A pimenta também tem ações anti-inflamatória e antioxidante.
Canela
Além do poder termogênico, a canela possui polifenóis, substâncias que melhoram a resposta do corpo à insulina e o aproveitamento da glicose, evitando que a ela seja convertida e estocada em forma de gordura.