Após câncer na tireoide, ex-BBB revela sequela da cirurgia: “Nada fez com que minha voz voltasse”

por | out 4, 2022 | Saúde

Quase dois meses após surpreender os seguidores ao revelar que havia se submetido a uma tireoidectomia (cirurgia de remoção da tireoide) para se curar de um câncer na glândula, a ex-BBB Aline Gotschalg publicou outro desabafo relacionado à saúde. Apesar de estar curada do câncer, ela notou – muito tempo depois da operação – uma sequela do procedimento – e agora, está com paresia em uma das cordas vocais, algo que prejudica sua voz de forma expressiva.

Aline Gotschalg revela sequelas de cirurgia que a curou de câncer

Conforme compartilhado por ela com a ferramenta Stories do Instagram, Aline Gotschalg descobriu, quase dois meses após a cirurgia contra o câncer de tireóide, que estava com uma gastrite erosiva de antro, inflamação que gera danos à mucosa digestiva. Logo em seguida, ela notou alterações na voz, algo que imaginou ser consequência do exame realizado para detectar o problema. A rouquidão, porém, persistiu – e, agora, a ex-BBB descobriu a causa: paresia em uma das cordas vocais.

https://www.instagram.com/p/Cba8073uucH/

Segundo o relato da mineira, em meio à busca pelo diagnóstico em diversos médicos, a alteração vocal piorou. “Em uma semana, eu não conseguia mais me comunicar. Não tinha nenhuma força para falar. Cheguei até a pensar que pudesse ser emocional, porque como antecedia minha viagem para Paris (até então eu faria o Fashion Week), foi uma semana super intensa, cheia de probleminhas para resolver e eu absorvo muito tudo”, relatou a ex-BBB.

Somente apenas alguns exames depois, um diagnóstico foi encontrado. Embora não seja uma paralisia completa, a prega vocal direita de Aline teve uma alteração na forma como vibra, e não consegue “encontrar” a esquerda de forma a dar origem aos sons. “Para conseguirmos falar, as duas cordas vocais precisam se encontrar e vibrar para emitirmos som. E esse é o motivo pelo qual minha voz ficou e está assim”, disse ela, que preferiu escrever o relato para preservar a voz.

Atualmente, a ex-BBB está sendo acompanhada por uma fonoaudióloga em busca de uma melhora, e afirmou estar empenhada na recuperação.

Paresia da corda vocal após cirurgia de tireoide

ShutterStock

A chamada paresia das cordas vocais – que pode ocorrer de forma bilateral, afetando as duas pregas, ou apenas de um lado, como no caso de Aline – é uma complicação bastante comum no pós-operatório de uma tireoidectomia. Segundo estudos de caso, como o publicado em 2014 no renomado periódico científico ” BMJ Case Reports“, o problema pode ser transitório ou permanente, e tem sua origem em doenças do sistema nervoso (como tumores cerebrais e derrames) ou em lesões nos nervos do pescoço. Estas lesões, por sua vez, podem ser causadas por, por exemplo, tumores na laringe, acidentes e procedimentos cirúrgicos.

Ainda de acordo com o artigo científico, os sintomas do problema variam de acordo com o tipo; enquanto pacientes com paresia unilateral tende a apresentar rouquidão com ou sem uma voz ofegante, os que têm uma paresia bilateral podem ter mais sintomas, como falta de ar e estridor (“chiado” ao respirar).

Em casos nos quais há comprometimento respiratório devido à paresia ou paralisia das cordas vocais, pode ser necessária a realização de uma traqueostomia, operação que cria uma abertura na traqueia para que o paciente possa respirar corretamente. Em geral, quando o problema não é classificado como permanente, é possível saná-lo com o auxílio de terapia como profissionais de fonoaudiologia, cujos exercícios ajudam a exercitar a mobilidade das pregas vocais.

Saúde