Cansaço visual pode ser excesso de uso de monitor

por | jun 30, 2016 | Saúde

O uso frequente e contínuo do computador pode causar um quadro chamado  fadiga ocular, provocado pelo esforço que os olhos fazem para se manterem fixos na tela e focalizar letras, números e imagens. Isso compromete o conforto visual e pode trazer à tona um sintoma muito comum a doenças como a enxaqueca: a fotofobia.

Leia também:

Uso excessivo de lentes de contato pode causar infecções

Problemas de visão: veja quais são os sintomas mais comuns

Ultrassonografia ocular: saiba para que serve e como é feito o exame

fotofobia se caracteriza pelo desconforto que a luz intensa causa aos olhos e vem acompanhada de  cansaço visual, ardor, vermelhidão, lacrimejamento e dor de cabeça. Sair de um ambiente interno para um externo bruscamente também pode causar fotofobia, mas, segundo a diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América, Dra. Marcia Beatriz Tartarella, os sintomas podem ser evitados com algumas medidas simples.

Prevenção

Faça pausas no computador para relaxar a musculatura ocular. Crédito: Thinkstock

  • Utilize óculos com lentes escuras ou fotossensíveis e com proteção de radiação ultravioleta. “Elas oferecem proteção UV constante e, assim, protegem até das radiações da tela do computador”, explica.
  • Faça pausas no uso do computador a cada uma hora e meia.  “Pare por um minuto e fixe os olhos em algum foco distante, para relaxar a musculatura ocular. Isto evita o cansaço visual e as dores de cabeça. Costumo falar para meus pacientes fixarem os olhos por um minuto em um alvo no infinito, ou olhar pela janela para uma paisagem que esteja a mais de 50 metros de distância, sem forçar os olhos”, indica a médica.
  •  Lubrifique os olhos. “Diante da tela que devemos tentar piscar mais vezes, ou até usar um colírio lubrificante se precisar”, alerta.
  •  Lentes fotossensíveis. “Prefira lentes com proteção ultravioleta para os óculos de grau e use óculos de sol com lentes fotossensíveis, que se adaptam no ambiente interno ou externo”.