Doença mais comum ao sexo feminino, principalmente após a menopausa, a osteoporose é a descalcificação progressiva dos ossos, que se tornam mais frágeis e suscetíveis a fraturas com o passar do tempo. Atividades físicas regulares são fundamentais para evitar e retardar o processo e a ioga surge como uma alternativa às praticas tradicionais, que podem trazer algumas desvantagens.
Leia também:
Osteoporose pode causar perda de massa óssea
Previne e trate a osteoporose com alimentos ricos em cálcio
Osteoporose não tem cura, mas pode ser tratada
“Já sabemos que a musculação e os exercícios aeróbicos podem ajudar a manter a osteoporose e sua precursora, a osteopenia, sob controle. Mas a prática extenuante de das atividades cardiovasculares apresenta sérias desvantagens, ao contrário da ioga”, afirma o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti.
Benefícios da ioga
Os movimentos de força da ioga melhoram a resistência óssea. Crédito: Thinkstock
Atividades aeróbicas de alto impacto, como corridas, podem levar diretamente à osteoartrite, que é dolorosa e de difícil controle. “Mulheres e, principalmente, idosos são confrontados com um dilema: realizar exercícios de impacto e prevenir a osteoporose e/ou se expor ao risco de prejudicar suas articulações, dando origem à osteoartrite?”, questiona o médico.
Já a ioga estimula todo o corpo através de movimentos sutis, mas que exigem força e total dedicação. “A ioga coloca um grupo muscular contra o outro para gerar forças, é um exercício isométrico e também de sustentação de peso. Ambas as atividades melhoram a resistência óssea, não causam danos à cartilagem, alongam os músculos e aumentam a amplitude dos movimentos”, afirma o reumatologista.
Além de favorecer a saúde óssea, a ioga reduz a dor lombar e a pressão arterial, melhora a coordenação e a postura e aumenta as funções cognitivas.
Exercícios que melhoram a osteoporose
Musculação é muito benéfica às mulheres principalmente na menopausa. Crédito: Thinkstock
- Lanzotti listou outros exercícios que atuam na prevenção e tratamento da osteoporose, ainda mais quando associados à ioga:
- Exercícios de musculação podem aumentar a densidade óssea em até 8% ao ano e são muito benéficos para mulheres na menopausa.
- Caminhadas rápidas e regulares melhoram a saúde dos ossos e a mobilidade.
- Exercícios voltados especificamente para o fortalecimentos das costas podem ajudar a prevenir fraturas no futuro, além de melhorarem a postura.
- Exercícios de baixo impacto, como o tai chi chuan, melhoram a concentração, o equilíbrio e a força.
Consumir alimentos ricos em cálcio é uma forma de prevenir e tratar a osteoporose, mas o leite e seus derivados não são as únicas fontes deste mineral importantíssimo para o funcionamento do organismo. Saiba quais são os outros alimentos são ricos em cálcio.