Carne vermelha X carne branca: qual a melhor opção para a dieta?

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Uma das dúvidas mais frequentes na hora de se montar um bom cardápio para a dieta é quais tipos de carne escolher como fonte de nutrientes. A carne branca, frequentemente associada ao menu light, entra em confronto com a carne vermelha, saborosa e controversa. Mas qual é a melhor opção?

Leia mais:

4 receitas light com frango 

Receitas light para emagrecer: 4 melhores pratos

Receita light para jantar gostoso sem culpa

Carne vermelha faz bem?

A carne vermelha faz bem ao organismo por oferecer nutrientes como o ferro, capaz de prevenir a anemia e atuar na formação da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigêncio no organismo. Nela, também podem ser encontradas proteínas que contribuem para o desenvolvimento muscular e tecidos do corpo. Segundo a nutricionista Mariele Marcato, do Hospital San Paolo, além da principal fonte de vitamina b12, “elas [carnes vermelhas] são consideradas completas, pois contêm nove aminoácidos essenciais”.

Como consumir carne vermelha?

Doutora Mariele faz um alerta para os cuidados no preparo da carne vermelha: bem passada, mas sem torrar. Isso, pois muitos estudos apontam que o consumo da crosta queimada desta carne pode aumentar o risco de câncer. Tal risco tem a ver com os aminoácidos e a creatina presentes nas fibras musculares que, ao entrarem em contato com altas temperaturas, sofrem alterações e formam substâncias prejudiciais.

Quais são os benefícios da carne branca? 

No caso da carne branca, como de frango, a quantidade de lípideos e gorduras saturadas e colesterol é bem menor. Isso significa que é mais leve e facilmente digerida pelo corpo. Entretanto, a quantidade de proteína da carne branca é inferior à da vermelha.

Como consumir carne branca?

O melhor jeito de preparar a carne branca é grelhando ou assando, ambas as opções com pouca ou nenhuma gordura. Uma dica, para o caso de haver necessidade de adicionar óleo, é substituir o tradicional de soja ou canola pelo óleo de côco ou azeite extra-virgem

Carne vermelha x carne branca

A carne branca é considerada uma carne magra, exatamente pela menor quantidade de gorduras e lipídeos. Entretanto, para quem não abre mão de consumir a carne vermelha, é possível manter o nível de proteína e diminuir o colesterol optando pelos seguintes cortes: patinho, maminha, músculo, lagarto, filé mignon, coxão duro e coxão mole. De acordo com a nutricionista Mariele Marcato, eles possuem uma quantidade de gordura parecida com a do frango, desde que cuidando do preparo.