Hora do chá

por | jun 30, 2016 | Alimentação

O inverno chegou e o frio que está fazendo nos últimos dias mostra que estamos na estação mais gelada no ano. E com o frio vem também aquela vontade de ficar mais tempo na cama, dá aquela preguiça de ir para a academia e, principalmente, sentimos vontade de comer um monte de besteiras gostosas e bem calóricas. Mas algo típico do inverno, que ajuda a aquecer, além de ser muito saudável, são bebidas quentes como os chás.

O chá é uma bebida natural. Seja preto, verde, vermelho, de camomila ou de erva doce, é muito saudável. Não possui sódio, não tem açúcar, sem gordura e sem calorias, além de ser uma bebida aromática. Sendo assim, o chá é uma escolha ideal para controlar o peso.

Quer saber mais sobre chá? Acesse o Bolsa de Mulher!

Normal ou descafeinado o chá pronto contém antioxidantes naturais chamados flavonóides – uma xícara de chá verde ou preto contém de 150 a 200 mg de flavonóides, antioxidante benéfico à saúde que ajuda o corpo a se proteger contra os efeitos nocivos dos radicais livres que podem causar danos às células.

Confira os tipos de chá e seus benefícios

Carqueja, alcachofra, chá verde e branco são indicados nos casos de obesidade. O ideal é consumir três xícaras ao dia antes das refeições. Gestantes, lactantes e hipertensos devem evitar.

Saiba mais sobre alimentos termogênicos

Boldo, hortelã, erva doce, erva cidreira e canela são digestivos. No entanto, gestantes e lactantes devem evitá-los. Consumir antes ou depois das refeições.

Erva doce, camomila, maçã e alface são calmantes. Mas devem ser evitados por gestantes, lactantes e pessoas com pressão baixa. Procure consumir à noite, cerca de 1 hora antes de deitar.

Alcachofra, berinjela, chá verde e controlam o colesterol. Melhor consumir meia hora antes das refeições.

Conheça mais sobre alimentação saudável acessando o curso Culinária Light I na Universidade Feminina

*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).