Água, isotônico ou água de coco: qual é a melhor opção?

por | jun 30, 2016 | Alimentação

A hidratação correta é essencial para o bom funcionamento do organismo. Durante e após a atividade física, ela é especialmente importante, já que o corpo perde muita água e sais mineiras através do suor durante a prática. Porém, esta necessidade não é a mesma para todas as pessoas e varia dependendo de alguns fatores, como duração do exercício, intensidade, temperatura do ambiente, local e modalidade.

Leia também:

O que comer antes e depois de malhar

Benefícios do pó de guaraná

Benefícios das frutas para a saúde

Tipos de exercícios e a necessidade de hidratação

Exercício leve

De acordo com a endocrinologista Myrna Campagnoli, do laboratório Lavoisier Medicina Diagnóstica, praticantes que não são atletas e que realizam atividades leves, com duração de até 45 minutos, podem hidratar-se apenas com água.

Exercício moderado

Já quem pega um pouco mais pesado pode se beneficiar mais da água de coco. “É uma opção mais completa, pois contém fibras, vitaminas e sais minerais, como o cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre”, lista Dra. Myrna.

Entretanto, é preciso ficar atento à quantidade. A endocrinologista explica que, apesar do baixo valor calórico, a bebida possui sódio e, portanto, deve ser ingerida aos poucos e sempre intercalada com água. “O consumo não deve ultrapassar 150 a 200 ml para cada 20 minutos de atividade física”, alerta.

Exercício de alta performance

Para os atletas que executam provas longas, com duração acima de 3 horas, é indicada a reposição de líquidos com isotônicos intercalados com água. O consumo deve ser de 400 a 800 ml por hora, dependendo de fatores individuais, como sexo, idade e peso.

“É preciso ter em mente que estas bebidas podem ter em sua composição corantes e aromatizantes, além de muitas calorias”, enfatiza a profissional. “Outro ponto importante é que os isotônicos são bebidas que possuem a composição aproximada à do suor, ou seja, mantêm o equilíbrio entre água e sais minerais”, completa.

Desempenho e emagrecimento

A endocrinologista alerta para o fato de que a ingestão de água de coco ou isotônicos tem como única função a hidratação e reposição das perdas calóricas. Segundo ela, não há nenhuma correlação com o aumento do desempenho físico, ou seja, de fornecer mais energia. “O consumo deve ser sempre moderado e compatível com o nível de atividade física e das perdas calóricas”, orienta.

Da mesma forma, essas bebidas são capazes de repor a perda calórica e, por isso, não são a melhor opção para quem faz exercícios com o objetivo de emagrecer. Neste caso, prefira a água, mas não deixe de hidratar-se.