iogurte

Iogurte pode proteger o intestino de tipo específico de câncer colorretal, aponta estudo

Pesquisadores concluíram que há potencial para o iogurte ser um aliado na prevenção desse câncer, que é a 3ª doença maligna mais frequente no mundo

Iogurte, um derivado do leite, faz bem ao corpo por vários motivos. Ele é uma ótima fonte de proteínas e um grande aliado da dieta quando consumido com baixo teor de gordura. O que um estudo recente sugere, porém, vai mais além: segundo pesquisadores, o iogurte pode atuar fortemente na prevenção de um tipo específico de câncer colorretal. Entenda abaixo:

Iogurte pode proteger contra câncer colorretal, diz estudo

Um estudo recente trouxe uma notícia animadora para quem gosta de iogurte ou costuma inclui-lo na alimentação. Isso porque, de acordo com a pesquisa publicada na revista científica Gut Microbes, o consumo regular do iogurte está associado a um menor risco de desenvolver um tipo de câncer colorretal (ou seja, câncer de intestino).

(Crédito: Mateusz Feliksik/Unsplash)

Desenvolvido por cientistas do Mass General Brigham, sistema de saúde integrada dos Estados Unidos, o estudo analisou dados de mais de 150 mil profissionais de saúde ao longo de diversas décadas. Esses dados vieram de dois outros grandes estudos de longo prazo, o “Nurses’ Health Study” e o “Health Professionals Follow-Up Study”.

Como o iogurte ajuda?

Diante dos dados, foi possível identificar que os indivíduos que consumiam duas ou mais porções de iogurte por semana apresentaram uma redução de até 20% no risco de ter um câncer de cólon chamado câncer proximal positivo para Bifidobacterium, gênero de bactérias que pertencem à microbiota do trato intestinal inferior.

Essas bactérias são benéficas para a saúde e tem papel fundamental na digestão. O estudo apontou que aproximadamente 30% dos pacientes com câncer colorretal tinham essa bactéria presente nos tumores. Isso, por sua vez, sugere que a microbiota intestinal pode desempenhar um papel importante no surgimento da doença – e que cuidar dela de formas específicas, por sua vez, ajuda a preveni-la.

(Crédito: Drica Pinotti/Unsplash)

Os pesquisadores acreditam que o consumo regular de iogurte ajuda a equilibrar a flora intestinal. Isso promoveria, em tese, um ambiente menos propício para o desenvolvimento desses tumores. Além disso, o iogurte é um alimento que contém probióticos, substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e reduzir inflamações – outro fator importante para a prevenção do câncer.

É preciso frisar, porém, que esse estudo não é uma conclusão. Mais pesquisas são necessárias sobre o tema para que se possa comprovar o benefício do iogurte nesse aspecto. Ainda assim, por se tratar de um alimento saudável, não há problemas em consumi-lo regularmente como forma de prezar pela microbiota intestinal.

Alimentação e saúde