O câncer de Preta Gil, que é metastático, precisou ser tratado cirurgicamente – e a operação de mais de 20 horas feita em dezembro teve algumas consequências tardias
Usando o Instagram, Preta Gil atualizou os fãs sobre o estado de saúde após um novo procedimento. A cantora fez uma extensa cirurgia em dezembro de 2024 e está internada desde então – e, recentemente, teve de passar por outra operação, desta vez emergencial.
Preta Gil atualiza estado de saúde após nova cirurgia
![](https://www.tasaudavel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/preta-gil-1-1124-1400x800-2-1024x585.jpg)
Internada há mais de um mês após uma cirurgia para retirada de metástases do câncer colorretal, Preta Gil passou por um novo procedimento. No Instagram, ela relatou o ocorrido, compartilhando também como está se sentindo.
“Está tudo bem! Ontem eu fiz um procedimento cirúrgico para suturar uns pontos que tinham aberto no bumbum, de uma das cirurgias. Hoje já estou bem – com dor, mas bem, medicada! Maquiada!”, declarou a cantora.
Câncer de Preta Gil: relembre o quadro
![](https://www.tasaudavel.com.br/wp-content/uploads/2024/08/preta-gil-3-0824-1400x800-2-1024x585.jpg)
A cantora Preta Gil tem um câncer colorretal metastático. Isso significa que a doença, que se iniciou no reto, parte final do intestino, se espalhou para outras estruturas do corpo. A condição foi diagnosticada em janeiro de 2023 após a cantora passar mal em casa – e, após tratamento e um período aparentemente livre da doença, ela voltou em quatro localizações.
Atualmente, além do tumor no reto, Preta Gil tem focos do câncer colorretal também no ureter (estrutura do sistema urinário), no peritônio (estrutura que reveste a cavidade abdominal e contém os órgãos) e em dois linfonodos (gânglios linfáticos na região da virilha).
Desde a descoberta das metástases no peritônio, ureter e linfonodos, a cantora passou a fazer um novo tratamento. Ela apostou em quimioterapia feita constantemente em casa com a ajuda de uma bolsinha especial, mas o efeito da medicação não foi tão bom quanto se esperava.
![quimioterapia e exercício](https://www.tasaudavel.com.br/wp-content/uploads/2024/10/preta-gil-2-1024-1400x1000-1-1024x585.jpg)
Com isso, ela chegou a viajar aos Estados Unidos para se reunir com especialistas em câncer colorretal metastático em busca de tratamentos experimentais. Antes de atualizar o público sobre o que ficou decidido, porém, ela fez uma nova cirurgia para retirar o máximo possível das metástases.
Agora, a cantora tem uma ostomia definitiva após mais uma amputação do reto. Isso significa que ela terá de usar uma bolsa de colostomia para sempre, algo que preserva as funções do intestino sem que a excreção ocorra pelo ânus.
Segundo estudos e especialistas, os tratamentos para câncer colorretal metastático visam trazer bem-estar ao paciente, reduzindo o impacto dos sintomas e buscando regredir ou desacelerar a evolução dos tumores.
![ostomia](https://www.tasaudavel.com.br/wp-content/uploads/2025/01/preta-gil-bolsa-ileostomia-instagram-1360_fixed_large.jpg)