Câncer grave de Léo Batista teve dois sintomas que podem passar despercebidos

O câncer de Léo Batista, um tumor no pâncreas, foi diagnosticado em estágio avançado

Após duas semanas de internação, morreu no último domingo (19) o jornalista Léo Batista. Um dos maiores nomes do jornalismo esportivo, o profissional faleceu em decorrência de um câncer de pâncreas – e o quadro foi descoberto após o jornalista apresentar dois sintomas muito comuns.

Léo Batista teve câncer grave com sintomas comuns

Em 6 de janeiro, o jornalista Léo Batista, de 92 anos, foi internado no Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro, para investigar um quadro de saúde com sintomas simples e comuns. Na ocasião, ele descobriu ter um tumor no pâncreas – e, duas semanas depois, veio a óbito em decorrência das complicações da doença.

(Crédito: Divulgação/Globo)

Segundo a equipe do jornalista, a investigação começou a partir de um quadro de desidratação e dor abdominal. Ele foi então internado na unidade de terapia intensiva para receber tratamento, mas não resistiu.

Câncer de Léo Batista: o que é, sintomas e mais

O câncer de pâncreas, tipo da doença que afetou Léo Batista, é um tipo agressivo de tumor que se forma nesse órgão. O pâncreas é importante especialmente no processo de digestão alimentar e regulação da metabolização da glicose. Esse tipo da doença pode não causar sintomas e, por isso, o diagnóstico tende a acontecer quando o câncer já está em estágio mais avançado.

Devido a esse fator, ele tem alto índice de mortalidade – e, apesar de não haver causas específicas para o surgimento da doença, é possível citar alguns fatores de risco como:

  • Quadro de doença crônica no pâncreas;
  • Diagnóstico de diabetes tipo 2;
  • Idade avançada;
  • Tabagismo;
  • Exposição a determinados químicos;
  • Histórico familiar.
câncer de Léo Batista
(Crédito: Divulgação/Globo)

Sintomas do câncer de Léo Batista

O câncer no pâncreas normalmente não manifesta sintomas quando está em estágio inicial. Quando os sinais da doença aparecem, isso não só tende a acontecer tarde como também gera um quadro bastante inespecífico, que pode ser confundido com diversas outras condições de saúde.

Os sintomas apresentados por Léo Batista nos últimos dias de vida, inclusive, são bem comuns entre os sinais da doença. A dor abdominal, por exemplo, acontece devido à dificuldade do pâncreas em exercer as funções devido ao câncer. Ele se manifesta na parte superior do abdômen e tende a piorar após o consumo de alimentos.

Enquanto isso, a desidratação tende a acontecer diante da dificuldade do órgão em produzir enzimas digestivas. Além disso, pode haver perda de apetite e de sede, além de diarreia, náuseas e vômitos. Todo esse quadro pode gerar desidratação.

câncer de Léo Batista
(Crédito: Divulgação/Globo)

Além desses sintomas, o câncer de pâncreas pode trazer sintomas como:

  • Perda de peso sem explicação;
  • Alterações nas fezes (oleosas e de cor clara);
  • Pele e olhos com coloração amarelada (icterícia).

Esse tipo da doença tem um prognóstico ruim, algo que se intensifica quando o diagnóstico é feito tardiamente. Apenas 10% dos pacientes com a doença são diagnosticados em um estágio inicial da doença. O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e mais.

Saúde