Uma boa noite de sono é fundamental para o funcionamento do organismo. Quem tem dificuldades para dormir ou acorda com frequência durante a noite costuma se sentir cansado, indisposto e mais irritado no dia seguinte.
Leia também:
Você sabe o que é a síndrome do pânico?
Lúpus: doença silenciosa pode ter consequências graves
Conheça o HPV e aprenda a se prevenir dele
A quantidade de sono diária varia de pessoa para pessoa: enquanto umas se sentem ótimas dormindo seis horas, outras precisam de dez. Entender o ritmo do seu corpo e criar um ritual antes de ir para a cama podem ajudá-la a ter uma noite tranquila e revigorante.
Truques para ter uma boa noite de sono
Não lute contra a insônia
A regra número um para não sofrer com a insônia é: não lute contra ela. Em vez de ficar às voltas na cama, levante-se, tome uma xícara de chá (de camomila, erva-cidreira, erva-doce) e só volte a deitar quando o sono estiver a caminho. Ter um livro de cabeceira também é bastante útil, pois a leitura ajuda a mente a relaxar e se desligar.
Coma algo leve no jantar
Alimentos gordurosos e enlatados levam mais tempo para serem digeridos e podem comprometer a qualidade do sono, já que à noite o metabolismo é menor. Prefira alimentos integrais, verduras e frutas.
Resista às sonecas
Tirar um cochilo no meio do dia (principalmente se ele durar mais de 40 minutos) costuma prejudicar o sono noturno. Por isso, se você costuma ter dificuldades para dormir à noite, resista à tentação de cochilar depois do almoço de domingo ou você já vai acordar cansada na segunda feira.
Desconecte-se
Usar computador, celular ou vídeo game antes de dormir não é uma boa ideia. A luz emitida pelos aparelhos eletrônicos estimula o cérebro e faz com que você demore mais tempo para relaxar e se desligar.
Leite morno
As avós estavam certas: leite morno ajuda a dormir. O alimento possui tripofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor importante no desencadeamento do sono.
Evite atividades físicas à noite
Exercícios devem ser feitos regularmente e só trazem benefícios à saúde, mas praticá-los à noite pode comprometer a qualidade do sono. Os especialistas recomendam que a atividade física termine pelo menos duas horas antes de você ir para a cama, para que o corpo “desacelere”.
Sem cafeína
Bebidas à base de cafeína estimulam e excitam o organismo e levam bastante tempo para serem eliminadas. Portanto, é melhor consumir chás mate e verde, café e bebidas à base de cola no máximo quatro horas antes de deitar.
Tome um banho quente
A água morna ajuda o corpo a relaxar e baixar a adrenalina. Usar hidratantes ou óleos com aromas suaves, como lavanda, pode ser uma boa alternativa.