Yasmin Brunet perdeu 14 kg em tratamento para lipedema: cortar uma substância da dieta foi essencial

No tratamento para lipedema, a modelo Yasmin Brunet fez mudanças na alimentação e na rotina com o auxílio de um médico vascular

Há meses em tratamento para lipedema, Yasmin Brunet compartilhou recentemente uma transformação do próprio corpo. A condição de saúde é crônica e causa acúmulo de gordura inflamada especialmente nos membros inferiores – e pode melhorar com protocolos como o realizado por Yasmin, que perdeu 14 kg de gordura.

Yasmin Brunet mostra resultado de tratamento para lipedema

lipedema
Yasmin Brunet está tratando lipedema (Crédito: Reprodução/Instagram @yasminbrunet)

Usando o Instagram, Yasmin Brunet chocou recentemente ao mostrar o antes e depois de um tratamento para lipedema. Essa doença ainda pouco estudada provoca um acúmulo anormal e persistente de gordura especialmente entre os quadris e os membros inferiores. Em muitos casos, como o de Yasmin, ela faz com que a pessoa, apesar de magra, tenha pernas mais grossas – especialmente as panturrilhas.

Nas fotos de Yasmin, a diferença no corpo da modelo após o tratamento é bastante visível. Ela perdeu 14 kg de gordura e, segundo o médico, o acúmulo de gordura que a modelo tinha nas pernas graças à doença foi reduzido em 4.6 litros. Além disso, a famosa também reduziu muito a quantidade de celulite, outra característica forte da doença.

Yasmin Brunet
(Crédito: Reprodução/Instagram @yasminbrunet)

Lipedema: o que é e como foi o tratamento de Yasmin Brunet

O lipedema é uma doença multifatorial. Ela tende a acontecer em mulheres por uma combinação grande de fatores que inclui questões hormonais, intolerâncias alimentares, problemas vasculares e mais. O principal sintoma dessa condição é o acúmulo exacerbado de gordura nos membros inferiores.

Pessoas com níveis mais iniciais da doença podem apresentar, por exemplo, quadris mais largos que o esperado para a própria estatura, ou panturrilhas mais grossas, especialmente nas canelas. A ocorrência do lipedema não tem necessariamente relação com obesidade, mas é frequentemente confundida com ela.

Imagens de lipedema centrado em quadris e coxas (Crédito: Reprodução/”Lipedema — Pathogenesis, Diagnosis, and Treatment Options”/National Library of Medicine)

Uma das grandes características do lipedema é que a gordura acumulada tem uma sensação diferente ao toque e é difícil de perder com exercícios físicos e dieta. Ela pode apresentar nódulos nos locais de acúmulo, bem como dor ao toque. Como se trata de uma doença crônica, os tratamentos visam melhorar a aparência dos membros afetados e frear seu avanço.

Em geral, o tratamento de lipedema pode incluir:

  • Mudanças alimentares;
  • Automassagem para estimular a circulação sanguínea;
  • Drenagem linfática;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Procedimentos estéticos;
  • Cirurgia de lipoaspiração (em casos extremos).

Resultados e dieta de Yasmin

lipedema
Modelo no início do tratamento para lipedema (Crédito: Reprodução/Instagram @yasminbrunet)

Segundo o médico de Yasmin Brunet, o cirurgião vascular Alexandre Amato, uma cirurgia de lipoaspiração para lipedema costuma reduzir, no máximo, um volume de 4.5 litros de gordura. No caso de Yasmin, a eliminação da gordura foi superior, algo que se deve às mudanças alimentares feitas pela modelo.

Conforme informado por ambos, o principal gatilho para a inflamação da gordura e seu acúmulo, no caso da modelo, era o consumo de glúten. Essa proteína presente no trigo (e, portanto, em pães e na maioria dos alimentos como massas) causa intolerância ou alergia em algumas pessoas, e seu consumo pode ter relação com alguns casos de lipedema.

Em outubro, Yasmin já havia revelado que cortou o glúten da alimentação e reduziu também a ingestão de lactose. Ela passou a praticar exercícios físicos diariamente, melhorou a qualidade da dieta e passou a utilizar alguns suplementos alimentares não divulgados.

Saúde