O ex-BBB Eliezer precisou de um cateterismo três dias antes do nascimento do filho, Ravi, e chegou a ficar internado na UTI
Dias após o nascimento do segundo filho, Ravi, Eliezer contou que viveu um susto pouco antes do pequeno chegar. Segundo o ex-BBB, três dias antes do parto, ele teve de passar por um cateterismo e chegou a ficar internado na UTI. Mas, afinal, o que é esse procedimento e para quais fins ele serve? Entenda abaixo.
Eliezer revela que passou por cateterismo de emergência
Usando o Instagram, o ex-BBB Eliezer informou os fãs que viveu uma emergência de saúde recentemente. Tudo ocorreu, segundo ele, três dias antes do parto de Ravi, segundo filho do influenciador com a também ex-BBB Viih Tube. “Três dias antes da Viih ter o Ravi, passei por um cateterismo de emergência”, disse ele.
A situação, segundo Eliezer, pediu inclusive cuidados intensivos. “Cheguei a ficar na UTI por um dia internado. Foi um grande susto, mas está tudo bem agora. Não contei por motivos pessoais. Estavam acontecendo algumas coisas e eu não queria preocupar mais ainda minha família. Estou bem, o susto passou”, garantiu o ex-BBB.
Cateterismo: o que é e por que é feito?
O cateterismo cardíaco é um procedimento para investigar ou tratar problemas relacionados a artérias e outros vasos sanguíneos. Ele consiste na inserção de um cateter em um vaso sanguíneo, geralmente pela região da virilha, de forma a alcançar através do sistema circulatório o local desejado para examinar ou tratar.
Durante o procedimento, o médico pode testar a pressão sanguínea, diagnosticar problemas cardiovasculares e constatar, por exemplo, o entupimento de alguma veia ou artéria. Também é possível remediar alguns destes problemas ainda durante o cateterismo usando, por exemplo, um stent, mecanismo que se expande e mantém o vaso sanguíneo aberto.
Em seu relato, Eliezer não esclareceu qual foi o motivo pelo qual teve de fazer o cateterismo. Segundo informações da Mayo Clinic, são muitas as possibilidades que podem motivar esse procedimento. Entre elas, é possível citar:
- Arritmia cardíaca;
- Dor no peito (angina);
- Problemas em válvulas cardíacas;
- Doenças cardíacas (como doença das artérias coronárias, falência ou insuficência cardíaca, etc);
- Bloqueios ou estreitamentos de artérias;
- Danos às paredes internas de vasos sanguíneos;
- Presença de coágulos sanguíneos.