Leandro Hassum

Leandro Hassum expõe realidade do bariátrico ao revelar que chegou aos 113 kg 10 anos após cirurgia: “Luta não para”

O ator Leandro Hassum, que passou de 150 kg para 87 kg após a operação no passado, refletiu sobre o reganho de peso por causas emocionais

Dez anos atrás, o ator Leandro Hassum passou por uma cirurgia bariátrica como parte do tratamento para obesidade avançada. Recentemente, ele fez um balanço do que aconteceu com seu corpo desde então, deixando claro que, apesar do peso perdido inicialmente, o que vem depois é uma verdadeira “montanha-russa” – e prova que a bariátrica não é, nem de longe, a “saída fácil”.

Leandro Hassum reflete sobre reganho de peso após bariátrica

Aos 51 anos, Leandro Hassum fez um balanço da vida pós-cirurgia bariátrica. O ator realizou a operação em 2014 e passou por uma verdadeira transformação física, mas também lidou com reganho de peso e outras dificuldades ainda relacionadas à obesidade mesmo depois da cirurgia.

“fui de 150 kg para 87 kg. Nesses dez anos, sigo me tratando. Não é fácil. Para os que desconhecem o que é ser um bariátrico: a luta não para e nunca irá parar”, disse ele, pontuando que um ponto de virada no processo de manutenção do peso aconteceu em 2020, durante a pandemia de Covid-19.

Ator em 2024 (Crédito: Reprodução/Instagram @leandrohassum)

“No fatídico ano de 2020, quando vivemos a pandemia, a cabeça deu um nó. Acredito que não fui o único. E comecei, mesmo seguindo minha rotina de exercícios, a me descontrolar. Isso acarretou num reganho de quase 20 kg. Tomei um susto ao chegar de uma filmagem e me pesar”, disse ele, explicando que a questão foi um problema mesmo ele não tendo os planos de manter os 87 kg pós-cirurgia.

“Óbvio que eu não fiquei nos 87 kg. Aliás, nem queria mesmo. Mas havia desde muito estacionado em 93 kg, que me deixava feliz. Porém vi a balança marcar 113 kg, os temidos três dígitos. Quem tem a doença sabe o medo que dá”, declarou.

Leandro Hassum reorganizou a vida após reganho de peso

Em seguida, o ator explicou o que fez para remediar a situação. “Desde junho, voltei a me organizar. Alimentação, e principalmente parar com o vinho recreativo que é uma autossabotagem invisível. Quando você vê, está bebendo MUITO”, escreveu o ator na postagem do Instagram, expondo os resultados.

Ator no auge da perda de peso (Crédito: Reprodução/Instagram @leandrohassum)

“Hoje, dez anos e seis dias depois, já eliminei 17 kg. Faltam 3 kg para ficar do jeito que me faz feliz. Só quem convive com a doença vai saber e entender a dificuldade para eliminar os 17 kg. Vários são os fatores. O principal é a idade. Operei com 41 anos e hoje tenho 51. Tudo muda. Mas me sinto orgulhoso de seguir na meta de me manter saudável e feliz”, afirmou.

O ator citou também que ganhou ainda mais incentivo para seguir na luta contra a obesidade após a chegada da mais nova neta, Aurora. “Voltando à vida de avô, preciso ficar saudável por mim e para viver muitos anos essa alegria”, declarou ele, se dirigindo a quem também lida com a doença.

“É para os meus amigos daqui das redes que convivem ou estão tratando a doença da obesidade. Seguimos sempre lutando, e sigo aqui torcendo por todos. Ninguém falou que seria fácil”, concluiu.

É importante frisar que a obesidade é uma doença multifatorial que deve ser manejada com acompanhamento médico. A cirurgia bariátrica não é indicada a qualquer paciente com sobrepeso, e há uma série de possíveis tratamentos que visam a melhora não só do índice de massa corporal, mas do bem-estar físico e emocional do paciente.

Leandro Hassum
Antes e depois da bariátrica do ator (Crédito: Reprodução/Instagram @leandrohassum)

Saúde e alimentação