Qual a fruta mais anti-inflamatória de todas? Reduz o inchaço, melhora na digestão e mais

por | out 18, 2024 | Alimentação

Versátil e deliciosa, essa fruta traz inúmeros benefícios à sua saúde

Além de ser saboroso e versátil, o abacaxi é considerado uma das melhores opções quando se trata de fruta anti-inflamatória. Tudo isso graças a um componente presente em sua composição: a bromelina.

Entenda abaixo os motivos que fazem dessa fruta um dos destaques no combate à inflamação do corpo.

Por que o abacaxi é uma fruta anti-inflamatória?

A bromelina, uma enzima digestiva que tem efeitos comprovados contra inflamações no organismo, é o grande segredo por trás dos benefícios do abacaxi. Esse composto é capaz, por exemplo, de reduzir o inchaço causado por gases, a dor e até mesmo acelerar a recuperação de lesões. Exatamente por esta última função, a fruta vem sendo usada em tratamentos de artrite.

Além disso, ele é rico em vitamina C, um potente antioxidante que fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger o organismo contra inflamações crônicas. A combinação desse dois compostos, então, faz com que o abacaxi não só alivie inflamações, mas também ajude na prevenção de diversas doenças inflamatórias.

Fatias de abacaxi. (Crédito: Polina Tankilevitch/Pexels)

Benefícios da bromelina

A bromelina, presente principalmente no caule e na polpa do abacaxi, oferece uma série de benefícios que tornam essa fruta uma escolha eficaz para quem deseja combater inflamações de maneira natural:

  1. Redução de dores musculares e articulares: alivia dores causadas por inflamações nos músculos e articulações, sendo bastante utilizada por atletas para acelerar a recuperação muscular.
  2. Melhora na digestão: como enzima digestiva, auxilia na quebra de proteínas, o que ajuda a prevenir problemas digestivos que podem resultar em inflamação no trato gastrointestinal.
  3. Ação anti-inflamatória pós-cirúrgica: o consumo de abacaxi pode auxiliar na recuperação de cirurgias ou lesões, graças à sua ação anti-inflamatória natural.

Alimentação saudável