Vera Viel dá detalhes de como descobriu tumor raro: “Achei que tinha me machucado”

por | out 16, 2024 | Saúde

O câncer de Vera Viel, um sarcoma sinovial, tem desenvolvimento lento e pode demorar a ser diagnosticado

Após o diagnóstico de câncer, Vera Viel deu detalhes de como descobriu a doença. A esposa de Rodrigo Faro tem um sarcoma sinovial, tipo raro de câncer que afeta as partes moles do corpo – e a maneira como ela desconfiou de algo errado na perna mostra porque é importante investigar dor que não passa.

Câncer de Vera Viel: famosa detalha descoberta da doença

(Crédito: Reprodução/Instagram @veraviel)

Vera Viel, esposa de Rodrigo Faro, recebeu recentemente o diagnóstico de câncer. Ela descobriu um tumor na perna e, logo, foi submetida a uma biópsia. No exame, ficou constatada a presença de um sarcoma sinovial, tumor maligno e raro. Na sequência, Vera operou – e, na sequência, falou mais sobre o processo de descoberta da doença.

Nas redes sociais, a esposa de Faro afirmou que, pouco antes de descobrir o nódulo na perna, iniciou a prática de muay thai, um tipo de luta. Por isso, seu primeiro instinto foi crer que o nódulo – que já causava dor – teria sido causado pela prática esportiva.

(Crédito: Reprodução/Instagram @veraviel)

“Há um mês senti um nódulo na minha perna. Achei que tinha me machucado fazendo essas aulas”, declarou ela, explicando a dor. “O que eu não sabia é que o tumor já estava lá e um hematoma havia se formado nele, fazendo com que eu sentisse dor”, declarou ela na postagem.

A cirurgia de Vera Viel correu bem e, agora, ela aguarda o início das demais etapas do tratamento. O relato dela mostra que, apesar de exercícios físicos causarem dores musculares, a formação de um nódulo com dor, mesmo potencialmente associado à prática, deve ser investigado.

Sarcoma sinovial: o que é o câncer de Vera Viel

(Crédito: Reprodução/Instagram @veraviel)

A palavra sarcoma designa uma das possíveis origens de um câncer. Há, por exemplo, carcinomas e melanomas, cada um com origem em um tipo de célula. Os sarcomas, por sua vez, têm origem nas chamadas partes moles do corpo, como músculos, tecido adiposo, articulações e mais. O “sinovial” vem do fato das células desse câncer se assemelharem muito às de articulações sinoviais.

O sarcoma sinovial pode afetar pernas, pés, tornozelos, braços e punhos. Em casos mais raros, ele também pode aparecer em tecidos pulmonares e abdominais. No caso de Vera, ele acometeu a coxa esquerda.

(Crédito: Reprodução/Instagram @veraviel)

Raro, ele acomete entre uma e duas pessoas a cada 1 milhão nos Estados Unidos, é mais comum em homens e um terço dos casos acomete pessoas com menos de 30 anos de idade. Por ter crescimento lento, esse câncer pode demorar a ser diagnosticado – o que favorece a presença de metástases no momento da descoberta.

Quando não há metástases, o sarcoma sinovial tem maiores chances de cura. O tratamento começa com cirurgia, e há vantagens para o paciente quando o nódulo pode ser totalmente removido. Na sequência, quimioterapia e radioterapia podem ser opções para erradicar células cancerígenas do corpo e prevenir o retorno da doença.

Saúde