China anuncia fim do pico da epidemia de coronavírus no país

A China declarou, nesta quinta-feira (12), que o pico do surto do novo coronavírus no país chegou ao fim. O anúncio foi feito pelo porta-voz da Comissão Nacional de Saúde Mi Feng durante uma coletiva de imprensa realizada em Pequim, segundo informações da TV estatal chinesa CGTN.

Surto do novo coronavírus chega ao fim na China

De acordo com Mi Feng, novos casos de COVID-19 seguem em declínio e a situação geral da epidemia permanece em um nível baixo.

Oito novos casos foram reportados na cidade de Wuhan na última quarta-feira (11). É a primeira vez que o epicentro da epidemia registra total de casos diários abaixo de 10. Em outras cidades da província de Hubei, não há registro de novos pacientes há sete dias consecutivos. Em toda a China, houve 15 novos casos, versus 24 registrados na terça-feira (10).

O SARS-CoV-2 foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, em Wuhan, e logo se espalhou pela China e por outros países do mundo, atingindo, atualmente, todos os continentes. O vírus provoca sintomas comuns de gripe (como tosse e febre) e, na minoria dos casos (cerca de 20%), evolui para quadros graves de síndrome respiratória, podendo levar à morte.

Também nesta quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar como pandemia a situação do novo coronavírus, o que significa dizer que o surto atingiu o nível global.

As recomendações para se proteger contra o vírus e frear sua disseminação são:

  • Higienize as mãos com álcool, sabão e água regularmente;
  • Mantenha-se a um metro de distância de pessoas que estejam tossindo ou espirrando;
  • Evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com a parte interna do cotovelo ou use um lenço;
  • Evite contato com pessoas com doenças respiratórias;
  • Se tiver febre com tosse ou dificuldade de respirar, procure um médico imediatamente.

Coronavírus: o que saber