Só quem sofre com o problema sabe o quanto a prisão de ventre incomoda e o quanto é difícil resolver o problema do intestino preso. Muitas pessoas acabam recorrendo aos laxantes para conseguir ir ao banheiro. Contudo, eles agridem a flora intestinal e desequilibram o funcionamento do intestino.
Leia também
Intestino preso nos bebês: como combater?
Prisão de ventre na gravidez: como tratar
Prisão de ventre: 12 causas que você nem imagina
Os chás preparados com ervas de poder laxante são uma boa opção para quem quer acabar com a constipação sem ter que recorrer à farmácia. Apesar de naturais, é preciso consumi-los com moderação para não acabar com outro problema, o de dependência laxativa.
Chá de sene
Mesmo sendo natural, o chá de sene não pode ser ingerido em grande quantidade / Crédito: Thinkstock
Como fazer
Ferva 200 ml de água com 1 colher de chá de folhas de sene secas por 5 minutos. Abafe a mistura por 15 minutos, coe, adoce e ingira.
Contraindicação
O chá de sene é poderoso contra prisão de ventre, mas é contraindicado crianças menores de 14 anos, gestantes, lactantes, idosos, pessoas com sensibilidade ou doenças intestinais ou mulheres em período menstrual.
Chá de ruibarbo
Como fazer
Ferva durante cinco minutos 2 xícaras de chá de água com ½ colher de sopa de talos frescos picados de ruibarbo. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por alguns minutos. Em seguida, coe e beba.
Contraindicação
O chá não é indicado para mulheres grávidas ou em fase de lactação.
O chá de cáscara-sagrada pode causar dependência laxativa / Crédito: Thinkstock
Chá de cáscara-sagrada
Como fazer
Ferva uma colher de sopa da folha ou de casca da planta em um litro de água, coar e tomar antes de dormir.
Contraindicação
A ingestão do chá recomendada para mulheres grávidas, crianças e indivíduos que apresentam transtornos gastrointestinais. Além disso, o uso do chá deve ser feito por tempo restrito, já que pode causar dependência laxativa, fazendo com o que o intestino só funcione perfeitamente quando estimulado.
Assista ao vídeo e conheça os benefícios de outros chás: