Não há época mais perigosa para quem está de dieta do que a Páscoa! Almoço em família cheio de pratos gostosos e muito chocolate de sobremesa. Flávio Settanni, preparador físico da academia Settcoaching, em São Paulo, dá dicas para não abusar tanto no feriado e depois se arrepender dos exageros. O primeiro conselho deixará os chocólatras tristes: mesmo sendo Páscoa, não abuse dos chocolates. Segundo Settanni, após dois dias a pessoa já sentirá as consequências do abuso. “Esse é o tempo para que a overdose de chocolate destrua seu empenho em emagrecer”, explica.
Leia também:
Conheça a dieta que promete emagrecer comendo chocolate!
Compulsão por alimentos com açúcar pode se tornar vício
Aula de dança na esteira potencializa o gasto de calorias
Nem os chocolates diet estão de fora dessa restrição. Apesar de haver uma vantagem metabólica em relação a versão diet, o valor calórico é similar ao chocolate normal.
O preparador físico alerta que maneirar nas guloseimas não é suficiente. Outro grande erro é abandonar a rotina de exercícios físicos no feriado. Você pode e deve relaxar nesses dias de folga, mas se não fizer nada para equilibrar a comilança vai acabar tendo que correr atrás do prejuízo depois que o feriado acabar. Para não passar vontade e depois atacar um caminhão de chocolates, renda-se a pequenas porções e compense com exercícios físicos. Dê preferência ao chocolate amargo, que é rico em flavonóides e tem menos calorias do que a versão ao leite.
Como nem tudo é restrição, aproveite os peixes, bacalhau e azeite típicos do almoço de Páscoa. Saudáveis, eles estão liberados (com moderação, é claro).
Será que você é capaz de segurar a onda? Faça o teste e descubra!