Fonte da juventude

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Costumo a dizer a algumas clientes: “Deus lhe permita nunca envelhecer!”. E algumas respondem “Amém!”. Hoje em dia o processo de envelhecimento é pejorativo por causa da linguagem que usamos para nos referir a ele. Se encararmos apenas do ponto de vista biológico, vamos nos deparar com palavras como declínio, inabilidade, perda. Eu, porém, prefiro uma só: transformação!

Na verdade, desde que nascemos experimentamos modificações. O nosso corpo se adapta e também promove tais eventos. Há possibilidades de retardar o envelhecimento do corpo, mantendo-o em sua plenitude em todas as fases da vida. Pais conscientes preparam seus filhos ainda na gravidez!

Em termos técnicos, não se fala em envelhecimento sem abordar radicais livres e inflamação (no futuro, vamos falar mais sobre eles), hormônios e metabolismo da glicose. Hoje, diremos: o combate ao envelhecimento celular se faz evitando ou reduzindo o excesso de radicais livres bem como a inflamação dos tecidos, recuperando e ajustando os hormônios e permitindo que não haja excesso de glicose no corpo.

É um tratamento que exige abordagem precisa e ampla com atenção aos detalhes, mas tratando a pessoa de forma integrada, respeitando o todo.
Vou dar algumas dicas práticas que ajudam muito durante o tratamento e que podem ser feitas por todas.

Não consuma muito açúcar. Quanto menos, melhor. Lembrem-se de que é desde o açúcar simples (dos doces que vocês conhecem) até o açúcar dos carboidratos como pães e massas. O excesso de glicose endurece os tecidos e acelera o envelhecimento.

Evite excesso de alimentos. Coma com moderação. Não saia da mesa empanturrado. É melhor comer pequenas porções seis vezes ao dia do que enormes porções duas vezes.

Não consuma alimentos de difícil digestão. Se o fizer, preferencialmente durante o dia. Evite comer muito tarde da noite. Faça o contrário! Procure comer alimentos leves, como as frutas, que substituem bem um lanche! Os sucos de hortaliças à moda são excelentes!

Os produtos de origem animal, os defumados e as gorduras animais e hidrogenadas são especialmente inflamatórias e prejudiciais. Parcimônia!

Lembrem de que tudo na vida é equilíbrio, tendo informação certa e necessária podemos decidir que tipo de disciplina será melhor para nós. As “escapulidas”, se houver, serão conscientes e sem culpa. Logo após, sempre retomar o programa antienvelhecimento de ponto em que parou.

Não fume. Consuma álcool com moderação ou não consuma!

Durma bem e em quarto mais escuro e silencioso possível! Nesta hora, produzimos um hormônio chamado de Melatonina, que é poderoso varredor de radicais livres do cérebro! Procure dormir mais cedo também (difícil, não?).

As práticas de meditação, de relaxamento ou de oração também produzem antioxidantes poderosos. Habitue-se a elas!

Inúmeras vitaminas, aminoácidos, sais minerais, extrato de plantas contribuem direta ou indiretamente para retardar o envelhecimento. Isto é um capítulo à parte. Vamos também abordá-lo brevemente!

Mantenha sempre sua mente jovem. Cada fase da vida é o melhor momento dela. Acredite nisso! Não procure motivos, seja feliz agora! Permita-se amadurecer, mas não envelhecer. Transformar e não declinar. Produzir sempre e trocar experiências. Aproveite!

Semana que vem vou falar mais sobre o assunto. Fiquem bem e até lá!