Este novo alimento tem tudo para ser a nova sensação entre as opções saudáveis neste verão. A chia é composta por ômega 3, fibras, proteínas, cálcio, ferro, fósforo e oferece propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Além disso, esta semente, que se parece com o gergelim, tem ação antiinflamatória e por ser uma ótima aliada do emagrecimento, pois reduz a capacidade de absorção de glicose, é indicada na dieta dos diabéticos. Este grão facilita o aproveitamento da glicose pelas células e evita que o açúcar fique sobrando na circulação.
O efeito da chia no intestino, em contato com a água, é a formação de um gel que deixa a digestão mais lenta, prolongando a saciedade. Além disso, as fibras deste nutriente contribuem para regularizar o ritmo intestinal. Mas, é importante lembrar-se de ingerir no mínimo 2 litros de água por dia para obter este benefício.
Estudos científicos vêm relacionando a chia com a prevenção e o controle do colesterol, pois é um dos únicos alimentos que diminui o LDL (o colesterol ruim) e aumenta o HDL (o bom colesterol). O consumo regular também pode ajudar a normalizar a pressão arterial (revertendo quadros de hipertensão), fortalecer as células que revestem os vasos sanguíneos e o coração, além de favorecer a coagulação.
O tratamento do câncer de mama também ganha reforços com o grão andino. Estudo recente com cobaias evidenciou que os animais alimentados com seu óleo tiveram uma diminuição no tamanho do tumor e no número de metástases.
Este grão ajuda na absorção da água, prolonga a hidratação e a presença de minerais no organismo. Além disso, a elevada concentração de proteínas facilita o ganho de massa muscular. Por isso, o ideal é consumi-lo após fazer exercícios físicos.
A chia pode ser consumida sem precisar ser triturada (como a linhaça, por exemplo) para que os nutrientes apareçam. É possível adicioná-la a frutas, cereais, saladas, sopas e iogurte. Moída, é uma boa substituta da farinha em receitas de massas, pães e biscoitos. Uma opção é deixá-la na água até formar uma gelatina. Aí, é só colocá-la no lugar do ovo nas preparações. Você encontra a chia sob as formas de: de grão, farinha ou óleo. Calorias: 371 cal/100 g. Basta 1 colher (sopa) por dia. Sua saúde agradece!
Dra. Denise Rosso
Mestre em Nutrologia pela UFRJ
Endocrinologista pela UFF.
Membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia)
Professora do Curso de Pós-Graduação de Endocrinologia pelo IPEMED e Universidade de Gama Filho