Fios lindos no inverno

por | jun 30, 2016 | Alimentação

ROSTO VERMELHO

Quando a pele fica rubra e quente é sinal de rosácea, uma doença crônica e genética que piora quando associada a fatores como estresse e clima frio. Atinge mais as peles claras ou com oleosidade excessiva.

Solução

Durante a crise de vermelhidão, o tratamento deve ser acompanhado por um especialista, que geralmente receita hidrocortisona, um antiinflamatório hormonal de uso tópico. Para a prevenção e o controle do problema, é indicada a aplicação diária de creme com ácido salicílico, que evita a formação de inflamação. Compressas de chá de camomila e chá verde também são ótimas pois funcionam como tranqüilizantes e cicatrizantes.

LÁBIOS PARTIDOS

A mucosa delicada da boca fica detonada com o ar seco e clima frio, responsáveis por retirar a umidade natural da pele. O hábito de passar a língua constantemente para eliminar o ressecamento da área piora ainda mais a situação porque a saliva é uma solução ácida.

Solução

Para aliviar a descamação, faça um peeling caseiro. Passe um creme hidratante e, em seguida, uma tolha seca em movimentos de vaivém. Se preferir, utilize esfoliantes especiais para essa área. Mas atenção: não faca nada se os seus lábios estão machucados. Antes de dormir, aplique vaselina, silicone líquido ou uma gota de azeite de oliva para lubrificar e proteger. Outra dica é usar um hidratante labial composto de cera de abelhas, vitamina E ou manteiga de cacau.

BOLINHAS NOS BRAÇOS

O aparecimento das erupções, que se assemelham a cravos, deve-se a uma alteração provocada pelo excesso de queratina que a pele produz durante o frio. É um mecanismo de defesa comum contra os banhos quentes, o vento, o uso de sabonetes alcalinos (com pH ácido) e, principalmente, ao atrito com a roupa de lã ou sintética. O uso de calças e blusas muito justas também ajuda a agravar o problema, deixando as bolinhas mais irritadas.

Solução

Além de dar preferência para tecidos de fibras naturais, como o algodão, recorra a peelings de ácido retinóico seguidos de hidratação profunda. Outro caminho mais simples é aplicar hidratantes com alta porcentagem de uréia e lactato de amônia, que provocam uma leve esfoliação, diminuindo as lesões. Evite espremer as bolinhas que, com o tempo, podem inflamar e deixar manchas na pele.

CASPA E SEBORRÉIA

Para combater a secura que os banhos muito quentes provocam no couro cabeludo, é natural a pele acionar as glândulas sebáceas para produzir maior oleosidade. Acontece que a gordura, somada ao ressecamento, acaba resultando em irritação e na formação de placas brancas, que se soltam cada vez que os cabelos são penteados.

Solução

Basta recorrer à água morna; sabonetes de enxofre; e xampus específicos para o problema, à base de antifúngicos ou ácido salicílico, que eliminam a descamação e o excesso de gordura. Porém, esses produtos devem ser aplicados apenas na região afetada.

CABELOS ARREPIADOS

Assim como a pele, os fios também desidratam com o banho quente e a falta de umidade típica dessa época. O couro cabeludo produz menos sebo e, com isso,os fios ficam mais secos, frágeis e arrepiados. O uso do secador e da chapinha agrava ainda mais o quadro, porque retira a água de dentro da fibra e destrói a queratina, elemento sustentador.

Solução

Faça a limpeza em dias alternados com xampu suave, no caso de fios oleosos, e hidratante para os normais e secos. Quando pentear, aplique silicone nas pontas, que controla os rebeldes. Para acabar com a desidratação, lance mão de máscaras hidratantes uma vez por semana.

CORPO RESSECADO

No inverno, as glândulas ficam com a produção mais lenta, diminuindo a água e óleo que cobre a superfície e funciona como um escudo contra as agressões externas. Para piorar, a água quente e o uso de sabonete contribuem para retirar de vez essa proteção. O resulatdo é que o corpo fica totalmente vulnerável.

Solução

Para evitar o ressecamento é preciso utilizar cremes umectantes e emolientes todos os dias. As fórmulas mais indicadas são as com alta concentração de hidratantes (uréia, lama, aloe vera, aveia ou vitamina E) e ativos levemente esfoliantes (retinol e ácidos salicílico, láctico ou hialurônico), que favorecem a penetração do produto e deixam a área mais fina e macia. O ideal é aplicar imediatamente após o banho, pois as células estão umedecidas e absorevem o produto com maio facilidade.

MANCHAS BRANCAS

Do mesmo modo que aparece vermelhidão, nesse período é comum as pessoas perceberem sinais claros no corpo, muito semelhantes com a micose. A causa é o ressecamento da pele.

Solução

Caso as manchas já estejam instaladas, o ideal é procurar um dermatologista, que poderá indicar antiinflamatórios tópicos para estimular a formação de melanina na área desbotada.Para prevenir o ideal é usar cremes hidratantes, de preferência formulados com mel, leite, vitamina ou óleos vegetais. No rosto, peles mistas e oleosas devem preferir loções ou gel tipo oil free para não obstruir os poros e desencadear acne.

ESPINHAS

Um fator que pode dar início a um bombardeio de espinhas na face é que com a chegada do inverno e o ressecamento da pele, muitas pessoas passam hidratantes no rosto, o que, em peles oleosas, pode fazer aquelas bolinhas inflamadas aparecerem.

Solução

Durante o banho quente, passe uma esponjinha com sabonete de enxofre, que ajuda no combate à acne, para retirar as impurezas alojadas durante o dia. Passe produto redutor de oleosidade, em gel. E fundamental:não exprema.

CABELOS ESCUROS E PELE CLARA

Quem tem a pele muito clara e o cabelo escuro sente sua aparência adoentada com a falta do bronzeado do verão e sem as luzes naturais que o sol e a praia proporcionam aos cabelos.

Solução

Soluções infalíveis são as luzes feitas em salão de beleza, que resultam bastante natural e o bronzeamento artificial, que deve ser feito em locais especializados e com uso de protetores para a pele e para os olhos. Não esqueça de hidratar os cabelos após as luzes e a pele após o bronzeamento porque ambos têm efeito secativo.