Relaxe e… respire! > Respiração e problemas posturais

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Lidando ainda com os pontos de energia do corpo, a massagem também é uma atividade complementar que pode colaborar para aprofundar a respiração e ajudar a relaxar. A reflexologia podal, estilo de massagem feita através dos pés, ameniza dores em todas as partes do corpo e também ajuda a combater crises de asmas e dores de cabeça causadas por sinusite. “Alguns pontos que trabalhamos durante a massagem ajudam a fazer a respiração fluir normalmente e com mais freqüência, além de combater sintomas de asma. Respirar está extremamente ligado à massagem, porque através disto é possível relaxar os músculos e evitar o aparecimento de dores”, sintetiza a massoterapeuta Maria de Lourdes do Vale.

Praticamente todas as dificuldades ligadas à postura, fala ou má formação ortodôntica têm a ver com uma respiração ruim e só podem ser trabalhados após resolvermos esse problema

Evite problemas

Além das doenças que a poluição do ar e as mudanças climáticas causam, respirar incorretamente também pode acarretar uma série de outros problemas. A fonoaudióloga Teresa Cristina Bonecker Lora lembra que erros de postura e dificuldades na fala, na maioria das vezes, têm ligação com um trabalho respiratório ruim e apenas através dessa melhora é possível tratar as outras coisas. “No consultório, tratamos a respiração do paciente através de vários exercícios, que são repetidos durante todos os atendimentos e também em casa, com a ajuda dos pais – se o paciente ainda for criança -, para automatizar. Praticamente todas as dificuldades ligadas à postura, fala ou má formação ortodôntica têm a ver com uma respiração ruim e só podem ser trabalhados após resolvermos esse problema. Somos um conjunto e respirar bem é um dos principais fatores para manter tudo funcionando direito”, conta a doutora.

Respirar é mesmo fundamental e ninguém duvida disso, mas nem sempre as pessoas se observam como deveriam. Esqueça um pouco a correria cotidiana e reserve um tempo para você. A melhor dica para ter uma boa respiração é se manter ativo através de exercícios físicos e, ao notar qualquer tipo de cansaço ou dificuldade na hora de respirar, procurar um médico. Se você é mãe, também dê uma boa olhada no seu filho e trate logo qualquer problema respiratório que ele tenha para que isso não cause outros problemas. Seu corpo agradece!