Não bastasse ser o responsável por processar tudo o que a gente come, o intestino cumpre várias outras funções vitais para o organismo, e o seu bem-estar está diretamente relacionado ao equilíbrio da nossa saúde.
O controle do peso corporal, o sistema imunológico e até mesmo o senso de humor sofrem influência deste órgão que passou a ser considerado pelos cientistas como o “segundo cérebro” do corpo humano. Quando o intestino está saudável, tudo fica mais fácil. Mas como cuidar bem dele?
Importância do intestino
Como explica a nutricionista Renata Valentini, o intestino concentra a maior parte da produção de serotonina, neurotransmissor responsável por equilibrar o quadro emocional e controlar a ansiedade.
Além de contribuir para o bem-estar da mente, a serotonina também traz benefícios para o corpo – ao diminuir a compulsividade, faz com que as metas para perder peso se tornem mais alcançáveis, além de melhorar a qualidade de vida como um todo.
O intestino também cumpre função importante no sistema imunológico, pois sua flora bacteriana ajuda a proteger o organismo de agressores externos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunologia, a mucosa do órgão aloja a maior coleção de células imunes do corpo.
Intestino interfere no peso
Dependendo da qualidade da flora intestinal, o indivíduo pode ter mais ou menos tendência a engordar, como mostrou um estudo do Centro Médico Acadêmico de Amsterdã.
Os pesquisadores submeteram homens com excesso de peso e diabetes a um transplante de bactérias intestinais. Ao receber a flora de pessoas magras, eles perderam peso mesmo sem mudar a alimentação.
Como cuidar do intestino
Não é preciso fazer um transplante de flora ou se encher de probióticos para manter o intestino saudável: alguns hábitos simples ajudam a cuidar bem dele de maneira natural, como enumerou a nutricionista Fernanda Scheer em seu Instagram.
- Evitar o consumo de alimentos industrializados
- Diminuir açúcar, álcool e café
- Controlar o estresse
- Mastigar devagar e comer com calma
- Incluir na rotina alimentos ricos em prebióticos, como biomassa de banana verde e cacau
- Consumir alimentos ricos em fibras como frutas, vegetais, farelos e sementes
- Kefir, fermentados, óleo de coco, kiwi e chia germinada fazem bem ao intestino