Por mais que a alimentação e os exercícios sejam importantes em um regime para emagrecer, a mudança mais poderosa é a que vem de dentro de você.
Este é um dos princípios da Programação Neurolinguística (PNL), técnica que consiste em programar a mente para perder peso sem sacrifício.
PNL: O que é?
A programação neurolinguística visa provocar alterações na mente do indivíduo através de um conjunto de técnicas mentais, comportamentais e de linguagem, levando a uma mudança de hábitos que ocorre de maneira natural e de dentro para fora.
A técnica envolve uma série de exercícios de afirmações verbais, partindo do princípio de que o que falamos torna-se verdade para nossa mente.
A ideia é derrubar barreiras psicológicas e desenvolver habilidades, considerando que o que você pensa afeta o seu corpo, e o que você faz com o seu corpo afeta a sua mente.
Como usar PNL para emagrecer
Como explica a psicóloga Rebeca Fischer, da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, a tática de mentalizar e verbalizar diariamente os objetivos leva a pessoa a uma mudança inconsciente de hábitos.
Segundo ela, a mente é programada para pensar que essas mudanças são fáceis e que o indivíduo já está nesse novo estilo de vida.
Outra dica é sempre levar para o lado positivo, evitando dar ênfase a frustrações ou proibições que podem apenas atrasar o processo de emagrecimento.
A Sociedade Brasileira de PNL lembra que pensamentos negativos sobre o seu corpo ajudam a aumentar a produção de cortisol, hormônio do estresse que afeta diretamente o metabolismo.
Uma das principais embaixadoras da PNL, a coach Mayra Cardi postou um dos truques da técnica em seu perfil “Seca Você Renove” no Instagram: pare de dizer o que não pode comer e começar a falar apenas sobre o que pode, “acreditando de verdade que aquele alimento é gostoso ou que aquele exercício te faz bem”.