Perder peso, prevenir câncer e mais: que tipo de chá tomar para cada finalidade

É muito comum o consumo de chás naturais para combater inchaço, resfriado, cólica, enjoos, entre outros desconfortos do dia a dia. Mas você sabia que a bebida é tão poderosa que é capaz até de prevenir doenças cardíacas, diabetes e câncer?

Conheça os mais relevantes e incríveis efeitos do chá sobre a saúde humana, de acordo com 12 diferentes estudos científicos reunidos pelo American Journal of Clinical Nutrition:

Como chás podem promover perda de peso

Os polifenóis e o teor de cafeína do chá aumentam o gasto energético e a oxidação das gorduras, proporcionando perda e manutenção de peso.

Os resultados dos estudos sugerem que o aumento no gasto calórico é de cerca de 100 calorias em um período de 24 horas.

Em uma revisão, por exemplo, os pesquisadores concluíram que os indivíduos que consumiram chá verde e cafeína regularmente perderam uma média de 1,3 quilo em 12 semanas. Além disso, a bebida também parece aumentar a oxidação das gorduras em 24 horas em uma média de 16%.

Chá pode reduzir riscos de alguns tipos de câncer

Os polifenóis do chá verde podem desempenhar um papel na interrupção da progressão de certos tipos de câncer, de acordo com os estudos apresentados.

Um expressivo número de estudos já descobriu propriedades anticancerígenas em compostos presentes no chá.

Entre os tipos de câncer que poderiam ter seus riscos reduzidos com o consumo da bebida estão: câncer do trato gastrointestinal, de pulmão, de próstata, de mama e de pele.

Os mecanismos de ação propostos para fornecer proteção contra o câncer incluem efeitos antioxidantes, inibição da sinalização do fator de crescimento, bem como melhoria da eficácia dos agentes quimioterápicos.

Chá protege a saúde do coração

ShutterStock

Vários trabalhos científicos sugerem que o chá favorece a saúde do coração e a pressão arterial, podendo ainda estar associado a um risco reduzido de doenças cardiovasculares, incluindo derrame e ataque cardíaco.

Pesquisadores italianos descobriram, por exemplo, que o chá preto pode reduzir a pressão arterial e, entre hipertensos, ajudar a neutralizar os efeitos negativos de uma refeição rica em gordura na pressão arterial e no fluxo sanguíneo arterial.

Chá melhora a qualidade e a força dos ossos

iStock

Novas pesquisas sugerem que os polifenóis do chá verde podem ajudar a melhorar a qualidade e a força óssea, evitando assim a osteoporose.

O atrigo traz o exemplo de um estudo que descobriu que o consumo de chá foi associado a uma redução de 30% no risco de fraturas de quadril entre homens e mulheres com mais de 50 anos.

Outros trabalhos ainda apontam que os flavonóis do chá verde fornecem um efeito restaurador à remodelação óssea para ajudar a manter a densidade e diminuir a perda óssea.

Chá melhora o humor e a concentração

Vários estudos avaliaram o papel do chá na melhora da concentração, da atenção e do humor, provando que a bebida pode trazer não somente benefícios físicos, mas também emocionais e psicológicos.

De acordo com os pesquisadores, acredita-se que o aminoácido teanina e a cafeína, ambos presentes no chá, contribuem para muitos dos efeitos positivos do chá para a saúde mental.

Chás que melhoram a saúde física e mental