Prática de transportar, característica que a transforma em ótima opção de lanche rápido e saudável, a banana, além de saborosa, promove saciedade, é rica em potássio, magnésio, ferro, fibras, ácido fólico e vitaminas, e, além de ser diurética, a fruta funciona como antioxidante e laxante natural.
Entre os outros benefícios da banana, estão o combate à anemia, doenças cardíacas e elevação da pressão arterial e aumento da capacidade mental e normalização das funções intestinais. Se existe um “defeito” na fruta, é o fato de ela não durar muito tempo em altas temperaturas e amadurecer rápido demais, o que faz com que muitas pessoas a descartem quando começa a apresentar pontinhos pretos.
Benefícios da banana madura

Saiba que, quando chega a este ponto, a banana pode ser ainda mais eficiente para garantir saúde, segundo informa a nutróloga Thaisa Albanesi Santos que, em seu perfil no Instagram, explica os motivos pelos quais você deve consumir a fruta nestas condições.
De acordo com a profissional, quando a banana fica bem madura e amarronzada, significa que todos os seus antioxidantes estão no máximo de sua concentração, garantindo assim um fortalecimento do sistema imunológico. Desta maneira, aumenta a contagem de células brancas responsáveis pelas defesas do organismo e potencializa o combate a células tumorais devido ao aumento da citoquina, uma proteína que ajuda no combate ao câncer.
Dicas para consumir banana
- Casca da banana tem mais potássio e vitamina C que a polpa
- Dieta da banana matinal promete secar 8 kg em um mês
- Nutricionista indica assar banana com casca para emagrecer