São inúmeras as dietas que prometem a perda de muitos quilos em um curto espaço de tempo. Entre elas, está a dieta do leite, que diz enxugar até 7 kg em apenas 8 dias. A dieta ultrarrestritiva consiste em consumir apenas 6 copos de leite ao dia. Nada mais. De tão drástica, ela é vista com péssimos olhos pelos nutricionistas.
Cardápio da dieta do leite
Uma outra forma de chegar ao mesmo resultado seria ir intercalando o consumo de leite com algumas frutas e proteínas. Mesmo assim, o consumo de calorias é baixíssimo, já que o leite deve ser desnatado e os queijos pouco calóricos. Confira o cronograma:
1º dia: 6 copos de leite
2º dia: 4 copos de leite + 2 frutas
3º dia: 2 copos de leite + 2 frutas + queijo à vontade
4º dia: 4 copos de leite + 1 fruta + 1 bife grelhado de 100 gramas
5º dia: 2 copos de leite + 2 frutas + 1 ovo cozido + um bife grelhado de 100 a 150 gramas
6º dia: 2 copos de leite + 1 fruta + 1 ovo cozido + 1 bife grelhado de 100 a 150 gramas + queijo à vontade
7º dia: 3 copos de leite + 3 frutas
8º dia: 2 copos de leite + 1 fruta + 1 bife grelhado de 100 a 150 gramas + queijo à vontade
Dieta do leite funciona?
A nutricionista funcional Thalita Soares comenta que considera esta dieta muito problemática, já que a restrição alimentar drástica e o consumo exagerado de alimentos, neste caso o leite, podem colocar a saúde em risco.
Perigos da dieta
Entre as consequências que esta dieta pode causar está a sobrecarga dos rins. “O leite de vaca tem 3 vezes mais proteína que o materno, em excesso, ele acidifica o pH sanguíneo e isso sobrecarrega os rins”.
Outro ponto é que o excesso de cálcio no corpo faz com que o organismo não consiga absorvê-lo e, por isso, a excreção através da urina passa a ser maior. Ou seja, deixamos de absorver o cálcio da maneira correta.
Além disso, o leite é um alimento de caráter inflamatório e isso faz com que seja grande a probabilidade de haver mudanças intestinais. “O leite tem proteínas alergênicas que alteram a permeabilidade intestinal. Em excesso, também pode alterar a absorção de nutrientes e provocar mudanças intestinais”, comenta Thalita.

De acordo com a nutricionista, o consumo em excesso de um alimento também acentua a sensibilidade alimentar a ele e pode provocar alergias ou intolerâncias alimentares. No caso do leite, aumentam as chances da pessoa desenvolver intolerância à lactose e à proteína do leite. Por isso que todas as dietas restritivas precisam ter um curto período de tempo.
“O leite é uma fonte de nutrientes, o nosso corpo precisa de uma alimentação variada para ter acesso a todos os nutrientes necessários. Cada pessoa absorve os nutrientes de uma maneira diferente e estas dietas restritivas não respeitam a individualidade. O plano alimentar deve ser sempre individualizado”, comenta a nutricionista.
Efeitos colaterais
A restrição alimentar pode até promover emagrecimento, mas também pode causar fraqueza, tontura, refluxo, gastrite, enxaqueca e até alterações no humor, como deixar a pessoa mais depressiva ou ansiosa.
Apesar de prometer emagrecimento, o excesso de leite também pode deixar a barriga inchada e provocar mal-estar.
Leite na dieta
- Receita para emagrecer com saúde: iogurte com leite faz milagre
- Shake emagrecedor que deu corpo perfeito a Mariana Rios
- Benefícios do leite de soja para saúde, dieta e mais