Se você fuma ou conhece alguém que seja fumante, sabe bem como largar o vício do cigarro é difícil e requer muita força de vontade, além de acompanhamento médico e uma mudança drástica na rotina. Mesmo que a pessoa esteja determinada, o processo costuma ser difícil. A nicotina provoca uma dependência química e psicológica e o cigarro acaba se tornando uma válvula de escape para qualquer problema, como estresse ou ansiedade.
Porém, é possível vencer a vontade de fumar e se livrar desse vício. Confira cinco dicas importantes que podem te ajudar a deixar o tabagismo:
Dicas para parar de fumar
Tome a iniciativa
Decidir parar de fumar é o pontapé inicial na luta contra o cigarro. Porém, a vontade de largar o vício precisa partir da própria pessoa e não por pressão de terceiros. O ideal é escolher uma data especifica para largar o cigarro e assumir esse compromisso com você mesmo.
Esconda qualquer objeto relacionado ao cigarro
Guarde cigarros, cinzeiros e isqueiros em locais bem escondidos, assim, você não corre o risco de cair em tentação e acabar fumando, mesmo sem vontade, apenas por ter um maço de cigarro por perto. Além disso, faça uma forcinha para evitar locais com muitos fumantes, pelo menos nos primeiros dias sem cigarro.
Procure por gomas de reposição de nicotina
Toda vez que a vontade de fumar apertar, optar por gomas de mascar que ajudem a repor a nicotina. Elas fornecem uma dose controlada terapêutica de nicotina, que é menor do que a do cigarro e alivia os sintomas de abstinência. Vale lembrar que, antes de qualquer tentativa, é fundamental se consultar com um médico.
Pratique exercícios
Durante o processo de abandono do vício do cigarro, praticar atividades físicas pode ser uma ótima alternativa para driblar a ansiedade provocada pela abstinência da nicotina. Exercícios físicos liberam endorfina e proporcionam uma sensação de bem-estar, além de abrir as vias áreas, estimular a oxigenação e favorecer a eliminação de secreções.
Diminua a quantidade de cigarros gradativamente
Eliminar completamente o cigarro do dia para noite pode ser bem mais difícil, já que a crise de abstinência pode ser intensa. O indicado é ir diminuindo a quantidade de cigarros gradativamente até que você se acostume a passar o dia sem fumar.
Corte os gatilhos para fumar
A maioria dos fumantes possui um “gatilho” para fumar. Geralmente, acaba sendo depois do almoço, após o café ou na hora de dirigir. Para driblar a vontade, tente trocar esse hábito por outros mais saudáveis, como evitar entrar no carro com o maço ou trocar o cigarro depois do almoço por uma fruta cítrica, que é ácida como a nicotina e preenche, por algum tempo, a vontade de fumar.
NICORETTE® dobra suas chances de parar de fumar com a única goma do mercado. Confira mais no site da marca.