Uva-passa é polêmica, mas tem vários benefícios: melhora pressão, imunidade e mais

Pequenina, mas com intenso sabor adocicado, a uva-passa pode ser consumida isoladamente ou incluída nas mais variadas receitas. No entanto, sua presença em pratos salgados pode gerar polêmica e discórdia.

Você pode até não gostar de uva-passa no arroz ou na maionese, por exemplo, mas é importante saber que ela traz inúmeros benefícios para a saúde.

Benefícios da uva-passa para a saúde

De acordo com o médico Mohamad Barakat, especialista em Medicina Integrativa, a uva em forma de passa, sem a água, concentra vitaminas do complexo A e B, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio e zinco.

Shutterstock

O profissional explica que a uva-passa ainda é fonte de polifenóis e antioxidantes que protegem e previnem doenças como Alzheimer, Parkinson e até câncer.

Uva-passa tem efeito laxativo

Além de favorecer a absorção de nutrientes no organismo, a uva-passa reduz a ocorrência de constipação e favorece a eliminação de toxinas e radicais livres.

Uva-passa melhora a pressão

O alimento ainda é excelente para a saúde cardiovascular, explica o Dr. Barakat. A uva-passa é fonte de potássio, que ajuda a equilibrar a pressão arterial, e vitamina K, que age no processo de coagulação sanguínea.

Uva-passa garante imunidade

Fonte de vitamina E, com propriedade antioxidante, a uva-passa ainda fortalece o sistema imunológico e garante ação anti-inflamatória no corpo.