A ideia que problema de tireoide engorda faz muitas pessoas com ganho de peso acharem que possuem algum tipo de distúrbio da glândula, que é responsável por produzir hormônios para regular funções essenciais do organismo, como metabolismo e crescimento. Contudo, nem toda alteração aumenta o ponteiro da balança, já que há algumas que podem, inclusive, reduzir o peso.
Tireoide engorda no hipo ou hipertireoidismo?
Hipotireoidismo engorda

O hipotireoidismo leva ao acúmulo de proteínas nos tecidos, promovendo inchaço e, consequentemente, aumento do peso. “Existe um edema e não o ganho de gordura corporal”, conta a médica. “Se estiver suspeitando da doença, a dica é reparar se há algum outro sintoma típico associado e relatar tudo para seu médico, que poderá determinar o diagnóstico correto”, explica a endocrinologista Danielle Macellaro, do Hospital Israelita Albert Einstein.
Além ganho de peso inexplicado, existem outros sinais de hipotireoidismo. A doença é caracterizada pela falta dos hormônios T4 e T3, o que pode causar diversas consequências para a saúde, como irregularidades na menstruação e libido, redução da temperatura corporal, fraqueza, queda de cabelo, perda de massa óssea, diminuição do ritmo cardíaco, depressão, memória fraca, intestino desregulado, pele seca, sonolência, aumento do colesterol, entre outros.
Tratamento
A medicação usada para controlar o problema de tireoide que engorda é a reposição com o próprio hormônio fabricado pela glândula, sendo imprescindível o acompanhamento médico para determinar a dose ideal para cada paciente.
Além disso, uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas são essenciais para manter o quadro sobre controle.
Hipertireoidismo emagrece

O hipertireoidismo é uma alteração em que é produzido hormônio em excesso, o que acarreta na perda de peso. “O emagrecimento ocorre principalmente devido à redução de massa muscular e não de gordura. Portanto, não é saudável para o organismo”, ressalta a Drª Danielle Macellaro.
Outros sintomas são queda de cabelo, sudorese, pele quente, taquicardia, diarreia, olhos saltados, nervoso, aumento do volume do pescoço, dificuldade para dormir e fraqueza muscular.
Tratamento
Os cuidados incluem remédios antitireoidianos, ou seja, compostos que controlam a glândula. Em casos específicos, também pode ser necessário realizar cirurgia ou aplicação de radioiodoterapia.
Hipo e hipertireoidismo têm cura?
As duas alterações mais comuns da tireoide não possuem cura, mas podem ser tratadas de forma contínua por meio de medicação, o que permite a qualidade de vida do paciente. Algumas pessoas podem precisar fazer uso do remédio para regulação hormonal por alguns períodos, já outros terão de usá-los por toda a vida.
Retirada da tireoide engorda?

A cirurgia de retirada da tireoide, geralmente feita em casos de câncer e aumento demasiado do tamanho da glândula, pode causar um hipotireoidismo temporário pela falta de hormônio, o que gera alterações no peso. Apesar de parecer grave, a situação é simplesmente resolvida pela reposição hormonal sintética.
Distúrbios da tireoide: saiba mais
- Hipotireoidismo e síndrome do ovário policístico podem ter relação
- Tireoide e gravidez: problemas na glândula podem atrapalhar gestação
- Como fazer o autoexame da tireoide: veja o passo a passo