Cheiro forte na vagina após o sexo: o que pode ser? Entenda as possíveis causas

por | mar 28, 2017 | Saúde

Suor, secreções vaginais naturais, sêmen, lubrificantes, enfim, são diversos os fatores que ocasionam cheiros durante e logo após as relações sexuais. Mas se a mulher percebe que um cheiro forte na vagina após o sexo, vale a pena ficar alerta.

Quando esse cheiro aparece apenas ocasionalmente e passa rapidamente, não há, em geral, motivo para preocupação. Ainda assim, isso pode ser sintoma de uma doença mais persistente: a vaginose bacteriana.

Veja mais sinais de que o cheiro forte na vagina após o sexo indica vaginose e quando buscar ajuda:

Cheiro forte na vagina após o sexo pode ser vaginose

Cheiro forte na vagina após o sexo pode indicar problemas de saúde (Crédito: Womanizer Toys/Unsplash)

Vaginose bacteriana: o que é

A vaginose bacteriana é uma infecção comum que aparece quando há um crescimento irregular e mais intenso de determinadas bactérias da vagina. A flora vaginal conta naturalmente com lactobacilos que mantêm o pH da região balanceado.

Quando a quantidade de lactobacilos cai muito, o ambiente fica indefeso contra bactérias que, em condições normais, não se proliferariam ali. As bacterias Gardanerella vaginalis e Peptostreptococcus são causadoras comuns da vaginose bacteriana.

Problemas de saúde íntima podem se manifestar por odores e secreções (Crédito: Miriam Alonso/Pexels)

Sintomas e diagnóstico

O principal sintoma da vaginose bacteriana é um cheiro forte na vagina. Esse cheiro costuma se assemelhar ao de peixe apodrecendo, e o odor tende a piorar após o sexo. Inclusive, esse sintoma normalmente vem junto com um corrimento branco acinzentado ou verde amarelado.

Esses, porém, não são os únicos sintomas da vaginose bacteriana. Além das secreções e do cheiro forte na vagina após o sexo, pode haver também coceira e ardor na região íntima.

Apesar de ser possível identificar muitos dos sintomas da vaginose bacteriana, o diagnóstico da doença só pode ser feito por um médico. Na consulta, o ginecologista colhe parte da secreção vaginal e envia ao laboratório para que ela seja testada. Na sequência, a depender do resultado, é necessário entrar com medicamentos.

Saúde íntima (Crédito: cottonbro studio/Pexels)

Como tratar cheiro forte na vagina após o sexo

Como o odor vaginal é apenas um sintoma, seu tratamento foca na causa. O tratamento para vaginose bacteriana é normalmente feito com antibióticos, de forma relativamente simples. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar medicação por via vaginal. Isso depende do estado clínico da paciente e da situação da infecção.

Medicamentos (Crédito: tndoit/Pixabay)

Como é o odor natural da vagina

A flora vaginal é responsável por gerar um odor típico. Por isso, todas as mulheres têm um cheiro característico que se modifica ao longo do ciclo menstrual mesmo quando não há infecção alguma. Esse odor natural não é forte, pode piorar após a prática de exercícios físicos (devido ao suor) e também após o sexo, mas não deve ser muito forte e nem intolerável.

Especialistas não indicam o uso de produtos criados para mascarar esse odor, como desodorantes e perfumes vaginais. Ao notar alterações no cheiro, como uma piora persistente ou surgimento de outros sintomas, como corrimento esverdeado, há recomendação de buscar auxílio médico.

Saúde íntima