Mesmo quem nunca deixa de passar cremes para o rosto e investir em cosméticos para combater as rugas pode acabar esquecendo dos cuidados com os pés. Apesar de muitas vezes ignorada, a região é sensível e merece atenção por ser a área que nos sustenta e sofre os efeitos do cotidiano.
O ressecamento dos pés é um dos problemas mais comuns e pode estar relacionado a condições climáticas, fatores genéticos e até mesmo doenças vasculares. Saiba quais são as 6 causas do ressecamento dos pés que nem todo mundo conhece.
Causas comuns do ressecamento dos pés

As infecções fúngicas são a razão mais comum do ressecamento e descamação dos pés. Muitas vezes a condição aparece apenas como uma descamação simples da pele, sem coceira e, por isso, acaba sendo ignorada. Mas se sua pele começar a descascar de repente, vale procurar um médico e realizar exames para conhecer o melhor tratamento, pois uma infecção fúngica na pele pode seguir para as unhas dos pés e ser mais difícil de ser curada.
O excesso de transpiração e ambientes úmidos muitas vezes são os causadores das infecções que provocam o ressecamento dos pés. Usar tênis apropriados que permitem a transpiração durante as atividades físicas, trocar diariamente as meias e evitar andar descalço no vestiário da academia são medidas simples que evitam o problema.
Fissuras e ressecamento nas solas dos pés ainda podem ser resultado de uso constante de sapatos muito baixos ou abertos. Sempre que possível, use palmilhas ou protetores e evite usar chinelos fora de casa.

Se você não tem o hábito de passar protetor solar nos pés quando vai à praia, tome cuidado: as queimaduras de sol também ressecam e provocam descamação da pele na região. Lembre-se de usar o filtro regularmente, especialmente após mergulhar os pés na água.
Um pouco mais complicado, o eczema é uma condição da pele que se manifesta através da descamação, prurido e secura em todo o corpo, incluindo as solas dos pés. O problema, porém, pode ser facilmente tratado com medicamentos tópicos, indicados por um dermatologista.
A desidratação do organismo também pode provocar ressecamento dos pés. Se você não bebe água o suficiente, sua pele começa a exibir os resultados em todas as partes do corpo, incluindo os pés.
Como acabar com ressecamento dos pés

O primeiro passo para evitar ressecamento e rachadura nos pés é caprichar na hidratação com cremes mais oleosos, com vaselina e lanolina na composição. O cosmético deve ser aplicado em toda a região, com atenção extra aos calcanhares. Vale ainda usar filme plástico nos pés logo após a aplicação do creme para que o produto atue de forma mais eficaz enquanto você dorme.
Quem já apresenta rachaduras nos pés deve também evitar o hábito de lixar os pés, pois ao remover as células mortas, o problema tende a piorar com o surgimento de uma camada ainda mais espessa na região.
Cuidados com a pele e a saúde
- Manchas escuras na pele podem indicar diabetes tipo 2: saiba diferenciar
- 7 erros que podem ser cruéis com a saúde da sua pele no inverno
- Manchinhas brancas na pele: dicas para tratar o “efeito salaminho”