Essa infusão pode trazer muitos benefícios para sua saúde, desde que consumida corretamente
Com sabor e aroma adocicados, a bebida de canela é uma das infusões mais populares da atualidade, sendo que parte de sua fama se deve à ideia de que é abortiva. Apesar desta questão, que ainda não tem resposta definitiva, o chá de canela faz bem porque fortalece a saúde e previne doenças. Contudo, é preciso saber tomá-lo, já que excessos podem gerar efeitos prejudiciais à saúde.
Chá de canela serve para quê?
Rico em minerais
A nutricionista Alessandra Coelho afirma que a canela agrega nutrientes importantes como ferro, cálcio e manganês, que são essenciais para diversas funções do organismo
41 propriedades protetoras da saúde e antioxidantes
A nutricionista clínica Aline Quissak explica que a canela possui mais de 41 propriedades protetoras da saúde e antioxidantes – que combatem radicais livres que prejudicam células saudáveis -, como cinamaldeído, ácido cinâmico e cinamato. Inclusive, a escala Oxygen Radical Absorbance Capacity (ORAC), que mede o poder antioxidante de alimentos, classifica a canela nas primeiras posições entre ervas, alimentos e especiarias do mundo todo.
Graças a essa propriedade do chá de canela, ele ameniza o envelhecimento e contribui para o tratamento de doenças como, por exemplo, atrite, artrose, entre outras.
Contra Parkison, Alzheimer e outras doenças degenerativas
A ação antioxidante da canela ainda ativa proteínas que protegem os neurônios, reduzindo lesões causadas por problemas como Alzheimer e Parkison.
Colesterol e triglicérides
Outro benefício do chá de canela é seu poder de reduzir inflamações e diminuir níveis elevados de colesterol, triglicérides e pressão alta. Isso porque ela conta com a propriedade antioxidante.
Chá de canela para quem tem diabetes
A especialista Aline também explica que o chá de canela aumenta a sensibilidade ao hormônio insulina, que transforma o açúcar em energia dentro da célula. “Na obesidade, a ingestão de açúcar é maior do que sua utilização como energia, portanto, a glicose que sobra se transforma em gordura. A canela evita essa modificação e ainda reduz os índices glicêmicos”, defende.
Chá de canela emagrece?
Nenhum alimento tem o poder de reduzir o peso por si só. Contudo, alguns podem potencializar o emagrecimento se forem aliados a hábitos e cardápios adequados. A canela, por exemplo, é um deles. Termogênica, aumenta a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e, consequentemente, queimando mais calorias.
Além disso, seu poder anti-inflamatório age na gordura inflamada, deixando-a mais fácil de ser absorvida e usada como energia do corpo.
Por aumenta a sensibilidade à insulina, também colabora para que o açúcar não fique alocado no corpo e se transforme em gordura.
De acordo com a nutricionista Alessandra Coelho, o chá de canela ainda deixa o esvaziamento do estômago mais lento, afastando a fome por mais tempo, e melhora a digestão porque estimula a produção de sucos gástricos.
Por fim, seu sabor adocicado reduz a vontade de comer doces, dando mais força para quem faz dieta.
Melhora imunidade e combate micro-organismos
A nutricionista Aline Quissak afirma que um dos benefícios do chá canela é seu poder em combater vírus, fungos e bactérias. “Ele é recomendado para o período do inverno, em que doenças causadas por micro-organismos são comuns, e para melhorar candidíase de repetição“, indica.
Alessandra também confirma e complementa que a especiaria tem ação anti-inflamatória e antifúngica, podendo combater também úlceras causadas por organismos maléficos.
Malefícios do chá de canela
Se consumido em excesso, contudo, o chá de canela pode provocar alergia na pele, irritação na garganta, azia, aumento do ritmo cardíaco, entre outras reações.
A bebida ainda possui ação anticoagulante que pode a interagir com medicamentos do mesmo gênero, alterando a composição sanguínea.
A nutricionista Alessandra Coelho ainda explica que a especiaria contém cumarina, que é tóxica para quem possui problemas renais.
Chá de canela aborta?
Esse assunto é controverso. A nutricionista Aline afirma que a ideia de que chá de canela aborta não passa de um mito que veio da propriedade da especiaria em aumentar a circulação, deixando o útero mais cheio de sangue e, consequentemente, gerando contrações a abortos.
Todavia, a profissional ressalta que para que isso ocorra as contrações teriam de ser muito intensas, o que só seria possível com doses manipuladas ou isolamento de determinadas propriedades em gestantes com gravidez de risco. “Minha recomendação é não fazer o chá e consumir menos de uma colher de chá por dia de canela em pó”, recomenda.
Já Alessandra Coelho contraindica o uso de qualquer dose da especiaria. “Inclusive, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também não recomenda a infusão durante a gravidez”, ressalta.
Como ainda não há uma tese comprovada, a melhor opção, então, é não tomar chá de canela na gravidez.
Regula menstruação?
Apesar de não haver comprovação definitiva, acredita-se que um modo de fazer a menstruação descer e regular o ciclo é beber chá de canela, já que aumenta o fluxo de sangue e provoca a contrações do útero.
Um estudo publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology, mostrou que a suplementação com canela pode ajudar a regular os ciclos menstruais de mulheres com ovário policístico.
Entretanto, primeiramente é preciso buscar auxílio médico para investigar as causas do atraso menstrual e descartar a possibilidade de gravidez. Se nenhuma doença ou gestação for indicada, então, pode-se tomar três xícaras de chá de canela por dia, associadas ao gengibre.
Contraindicação do chá de canela
Em caso da canela in natura:
- Gestantes, principalmente as que possuem gravidez de risco;
- Alégicos à canela;
- Pessoas que fazem uso de remédios anticoagulantes;
- Pessoas com problemas renais.
Também há os grupos que não devem tomar suplementos à base de canela:
- Grávidas e lactantes;
- Diabéticos;
- Pessoas com doenças do fígado;
- Recém-operados.
Como fazer chá de canela?
Ingredientes
- 500 ml de água
- 1 colher (chá) rasa de canela em pó 1 canela em pau
Modo de fazer
- Aqueça a água até que as primeiras bolhas comecem a surgir
- Desligue o fogo e coloque a canela
- Tampe e deixe apurar por ao menos cinco minutos
- Beba em seguida
Tomar quanto por dia?
As especialistas consultas para esta matéria recomendam limitar o consumo a no máximo seis grama de canela por dia. A nutricionista Aline Quissak complementa que o chá pode ser bebido em dias intercalados e associado outras ervas e raízes para potencializar os efeitos, como hibisco e gengibre.
Busque um médico ou nutricionista para uma orientação mais individualizada.