Tratamento com Roacutan: remédio contra acne é muito eficaz, mas há efeitos colaterais

por | maio 15, 2017 | Saúde

Roacutan é um dos remédios mais famosos contra acne, sendo um dos poucos que evitam seu desenvolvimento. Apesar de ser muito eficaz, seu uso oferece riscos e efeitos colaterais que devem ser ponderados junto com o dermatologista. Para saber quais são, leia tudo a seguir. 

O que é Roacutan?

É o nome comercial dado ao medicamento composto por isotretinoína, substância derivada da vitamina A, que tem como principal indicação o tratamento de  acne na vida adulta e adolescência. 

Como age?

De acordo com a dermatologista Rossana Vasconcelos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o  efeito do Roacutan ocorre sobre as glândulas sebáceas, reduzindo a produção de sebo e, consequentemente, a oleosidade. Além disso, diminui a hiperqueratinização nos poros, que é o acúmulo de queratina e sebo que forma cravos. A substância ainda possui ação anti-inflamatória nas lesões de pele.

Apesar de não ser antibacteriana, a diminuição do sebo e da queratinização dificulta a sobrevivência de bactérias que possam piorar as espinhas, criando um ambiente desfavorável para sua colonização. 

Para que serve Roacutan: principais indicações

O produto pode ser usado em maiores de 12 anos nas seguintes situações:

Acne de grau 3

O grau um da acne inclui cravos na pele, já o grau dois engloba os mesmos pontinhos pretos e também bolinhas vermelhas que podem ter pus. Esses quadros não necessitam do Roacutan, visto que podem ser tratados com antibióticos, limpeza de pele, esfoliação, entre outros.

Além de cravos e acne externas, o grau três engloba nódulos dolorosos e avermelhados, também conhecidos como espinhas internas.

Normalmente, pacientes com essa manifestação precisa tomar medicamentos orais, com antibióticos por exemplo. Se não funcionarem, o tratamento Roacutan pode ser recomendado.

Acne de grau 4

A isotretinoína é indicada diretamente para pessoas com acne de grau quatro, que é mais grave e envolve espinhas profundas muito inflamadas que se conectam umas com as outras pela pele.

Acne de grau 5

Além dos nódulos inflamatórios, o grau cinco apresenta alterações sistêmicas, como febre e dor nas articulações, tendo indicação direta do Roacutan.

Rosácea, foliculite e mais

Shutterstock

A dermatologista conta que há indicações que não são clássicas para a isotretinoína. Por exemplo, ela pode ser usada para tratar rosácea, foliculite e até mesmo fotoenvelhecimento.

“Roacutan serve para rosácea e foliculite porque ele tem ação anti-inflamatória e por reduzir a proliferação bacteriana. No caso do fotoenvelhecimento, o uso é feito em função da ação do remédio sobre a queratinização, com estudos mostrando melhora do colágeno”, explica a dermatologista. “No entanto, essa é uma indicação off label [não previsto na bula] e com risco dos efeitos colaterais”. Por isso, converse com o seu médico antes de usar.

Tratamento com Roacutan funciona?

Aproximadamente 80% dos pacientes que usam o remédio adequadamente, com dose e duração corretas, terão a cura da acne. 

Os demais podem desenvolver uma melhora com a diminuição do grau das lesões. “Mulheres que têm problemas hormonais, como ovário policístico e hiperandrogenismo, e jovens com acne muito grave têm maiores chance de não responder adequadamente ao tratamento”, explica a dermatologista Rossana,

Além disso, há casos de recidivas que levam ao retorno da acne após a utilização do medicamento, mas geralmente em grau inferior.  Nesses quadros, o tratamento com Roacutan pode ser repetido.

Exames para tomar Roacutan

A indicação definitiva do tratamento com Roacutan só ocorre após a realização de um hemograma para medir colesterol, triglicérides, TGO, TGP, Gama-GT, fosfatase alcalina, coagulograma, glicemia, ureia e creatinina. Esses testes são necessários para avaliar as condições do fígado, rins e outros órgãos.

Em mulheres, o teste do Beta HCG é necessário para descartar a possibilidade de gravidez. 

Os exames devem ser repetidos a cada alteração de dose e introdução do medicamento.

Quanto tempo demora para fazer efeito

Os benefícios do Roacutan para acne e oleosidade passam a ser percebidos em aproximadamente seis semanas.

Fase de piora

Alguns pacientes podem sofrer uma piora das espinhas nos primeiros dois meses de tratamento, melhorando a partir do terceiro. Nestes casos, o dermatologista pode indicar tratamentos complementares e outros métodos para amenizar o efeito.

Riscos e efeitos colaterais do tratamento com Roacutan

Prejudica gravidez

shutterstock

O uso da isotretinoína é permitido em mulheres, mas expressamente contraindicado em grávidas pois pode provocar risco de aborto e teratogenicidade, ou seja, desenvolvimento de malformação fetal. Esses riscos explicam por que a mulher tem de fazer testes de gravidez supervisionados antes do medicamento, repetir em cinco semanas e, depois, mensalmente.

“Também é obrigatório que haja proteção contra gravidez, de preferência com dois tipos de métodos contraceptivos, como anticoncepcional e camisinha”, explica a especialista Rossana Vasconcelos.

A proibição de gravidez ainda se estende pelos quatro meses seguintes após o fim do tratamento.

Amamentação

Quem amamentam também deve evitar a substância, que pode ser transferida para o feto pelo leite.

Interfere na cicatrização

A cicatrização também pode ser alterada pelo Roacutan, o que leva à recomendação de que o paciente evite realizar cirurgias, a não ser as urgentes.

A bula também indica não realizar tratamentos odontológicos e estéticos, como depilação com cera.

Eleva colesterol e triglicérides

Segundo a médica, 40 a 45% dos pacientes podem sofrer um aumento das taxas de colesterol e triglicérides ao tomar o composto. Como as alterações são leves, dificilmente é necessário interromper o tratamento.

Não se sabe ao certo o porquê dessa elevação, mas algumas teses apontam o aumento da absorção de gordura da dieta e outras a alteração da eliminação dos marcadores dessas substâncias.

Pode dar depressão?

iStock

A bula do medicamento aponta que depressão e sintomas de psicose, estado em que há desvinculamento com a realidade, foram relatados em usuários de Roacutan. A dermatologista explica que alguns estudos realmente comprovam essa relação, mas outros a refutam.

“Hoje, os dermatologistas questionam isso pois a acne causa autoestima baixa, o que prejudica o quadro emocional. Muitas vezes, a melhora da amenização das lesões ameniza também o lado sentimental. Além disso, casos de depressão por Roacutan ocorreram apenas em pacientes que já tinham histórico da doença na família”, explica.

Assim, é indicado que o médico avalie a história clínica e familiar de cada paciente e o acompanhe durante todo o tratamento, reavaliando-o sempre que necessário.

Tratamento com Roacutan emagrece?

A dieta de quem toma Roacutan deve ser mais cuidadosa, a fim de evitar o aumento das taxas de colesterol e triglicérides. Essa atenção acaba fazendo com que o paciente perca peso.

Assim, isotretinoína não faz perder peso, mas as indicações para seu uso sim.

Causa problemas no fígado

Pode haver alteração da função hepática por aumentar as enzimas do fígado. Para evitar tal risco, é preciso abandonar bebidas alcoólicas e fazer acompanhamento periódico com médico durante todo o tratamento. A bula ainda indica que a dose pode ser diminuída ou interrompida se a quantidade de enzimas se alterar demasiadamente.

Causa ressecamento

Shutterstock

Como reduz muito a produção de sebo, o tratamento com Roacutan causa ressecamento excessivo da região labial, mucosa nasal, olhos e pele. Por vezes, a secura vem acompanhada de coceira. 

Esse efeito colateral pode ser amenizado com o uso de substâncias hidratantes, conforme a necessidade do paciente. “Como a receita da isotretinoína é mensal, o ideal é que o dermatologista acompanhe o paciente todos os meses e indique os medicamentos adicionais em cada consulta”, ressalta Rossana Vasconcelos.

Outras alterações na pele

O ressecamento ainda pode provocar inflamações na pele, na camada conjuntiva do olho (conjuntivite), nos lábios, além de descamação, pele avermelhada, sangramento na mucosa nasal e outros problemas.

Dores de cabeça, musculares, de tendão, alterações de humor e diarreia são efeitos colaterais menos comuns. Além disso, aproximadamente 5% dos pacientes apresentam queda de cabelo.

Contraindicação do tratamento com Roacutan

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Níveis de triglicérides e colesterol altos;
  • Histórico de depressão pessoal ou na família;
  • Pós-operatório de cirurgia;
  • Alterações de exames do fígado;
  • Alergia à soja (Roacutan contém derivados do alimento);
  • Insuficiência hepática;
  • Hipervitaminose A.

Como usar: duração e posologia

A dose do Roacutan é medida de acordo com o peso do paciente e sua resposta clínica. Em média, o tratamento leva seis meses, mas alguns casos podem ultrapassar esse período.

Uso prolongado faz mal?

Há relatos de alteração óssea por uso prolongado, mas apenas um médico poderá avaliar os benefícios e malefícios quanto à necessidade de estender o tratamento por mais de um semestre.

Interação medicamentosa

A associação do Roacutan com remédios como a tetraciclina, usado no combate de micro-organismos, pode levar ao aumento benigno da pressão no interior do crânio.

Ademais, interações podem ocorrer com diversos compostos, sendo indicado consultar um profissional da saúde antes de tomar qualquer medicamento junto à isotretinoína.

Receita do Roacutan: o que é necessário?

shutterstock

A receita do Roacutan é controlada e vem com termos de consentimento, que falam de todos os efeitos colaterais e da importância de não engravidar, os quais devem ser assinados pelos pacientes e, em caso de menores de 18 anos, pelos responsáveis.

Como a receita fornece medicamento para um mês, o ideal é que o médico a prescreva em consultas mensais e, ao mesmo tempo, avalie os riscos e efeitos colaterais de cada medicamento. 

Preço do Roacutan

A isotretinoína da marca Roacutan na dosagem 20 mg custa entre R$170 a R$200*.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o medicamento de graça por meio da Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde, órgão que também é responsável por orientar os usuários sobre o processo e requisitos para retirada do medicamento.

Roacutan genérico

“Alguns genéricos com indicação científica e laboratórios confiáveis podem ser adquiridos”, indica Rossana Vasconcelos, que ainda recomenda buscar orientação do médico quanto ao melhor produto. O preço do Roacutan genérico varia entre R$60 a R$130 reais*.

*Preços informados em maio de 2017.

Tratamento para espinhas: veja outros