Os benefícios do kombucha para turbinar a saúde são muitos: há melhora da flora intestinal, da imunidade e do metabolismo. O kombucha é um mix de ‘refrigerante’, por ser gaseificado naturalmente, o gosto lembra um pouco o vinagre, mas, pode ser saborizado com frutas e ervas que preferir.
A seguir, detalhes de como preparar o seu em casa.
Passo a passo para fazer kombucha em casa
“Para o preparo, é possível usar qualquer erva a partir da Camelia sinensis, como o chá branco, verde ou preto. Em infusões também funciona, como o mate ou hibisco. Há quem faça ainda com café. Depois da primeira fermentação, saborize com ervas e frutas, de acordo com o seu gosto”, explica a chef especialista em gastronomia funcional do Nutra Saúde na Cozinha, Malu Lobo.
Utensílios para a 1ª fermentação
- Recipiente de vidro ou cerâmica — evite usar inox ou alumínio
- Peneira de plástico
- Funil
- Colher
- Voal ou pano poroso e leve ou papel toalha
- Elástico para prender o pano ou o papel no recipiente de vidro ou cerâmica
O pano ou papel toalha vai permitir a circulação do ar para uma boa fermentação e também vai proteger a colônia de possíveis bactérias e outros agentes nocivos.
R
Ervas para uma boa fermentação :
- Chá Preto
- Chá verde
- Chá-mate
- Chá branco
- Hibisco
Para adoçar:
- Açúcar demerara
- Açúcar cristal
- Mel de boa procedência
- Suco concentrado de fruta doce
Receita de Kombucha
Ingredientes para o kombucha:
- 1 litro água filtrada
- 1 colher de sopa cheia de chá (verde, preto, branco, chá-mate ou hibisco)
- 120g do açúcar escolhido (é possível diminuir a quantidade de açúcar, mas nunca retire completamente)
- O scoby ou mãe não pode ser colocado no chá quente, sempre morno ou em temperatura ambiente
Preparo da 1ª fermentação do kombucha
Prepare o chá como faz normalmente e adicione o açúcar, mexendo até dissolvê-lo completamente, abafe por cerca de 10 minutos. Coloque o chá adoçado em um recipiente de boca larga, de vidro ou cerâmica, mas não encha completamente. Use um pouco do líquido de outro kombucha (geralmente recebido na doação do scoby) para ajudar a fermentar mais rápido e de maneira mais segura.
Se não tiver chá antigo fermentado para usar como acidificante, use 2 colheres de sopa de qualquer vinagre para um litro de chá. Depois de misturar o chá novo com o antigo, adicione a sua colônia (scoby). A colônica deve flutuar na superfície. Porém, no começo pode afundar um pouco e depois ir subindo. Tampe com um guardanapo ou papel toalha e prenda com um elástico.
Deixe em local escuro e que não atrapalhe o funcionamento da casa. Procure não trocá-lo de lugar por 7 a 10 dias. O kombucha fermenta melhor em dias mais quente, entre 24º a 30º. Em temperaturas mais frias é preciso deixar mais dias em fermentação.
“Prove o líquido após os 7 dias, sempre com uma colher limpa. Quando o açúcar não estiver muito presente e a bebida ficar mais ácida, significa que ela estará fermentada. Mais dias intacta tornarão a bebida mais avinagrada. Você decide qual o grau de acidez de acordo com seu paladar”, aconselha Malu Lobo.
Kombucha para consumo
“Quando seu kombucha estiver com o grau de acidez que você aprovou, transfira o líquido sem o scoby para outra garrafa e reserve em outro recipiente um pouco do líquido primário para a próxima leva que irá produzir”, diz a chef. Leve a garrafa para a geladeira adicione frutas e especiarias para promover uma fermentação secundária, com novos sabores e a tão esperada gaseificação, que dá o toque de “refrigerante”.
Você vai precisar :
- Garrafa tipo pet
- Funil
- Fruta (maçã, melancia, carambola, abacaxi, etc)
- Especiarias (canela, gengibre, cravo) ou ervas como hortelã
- Mel ou açúcar (a quantidade depende do quanto quer doce sua bebida)
- Chá fermentado
Coloque o chá fermentado e adicione os ingredientes de sua preferência: a fruta escolhida em pedaços ou processada em forma de suco e a especiaria escolhida. Aperte a garrafa até que o líquido dela suba ao gargalo, retirando o ar de dentro dela. Tampe bem apertado e deixe fora da geladeira por até dois dias. Abra a garrafa, coe e retire as especiarias. Coloque o líquido em uma garrafa que possa ser tampada hermeticamente. Leve à geladeira e consuma sempre que quiser. Dura entre 3 a 4 dias.
Cuidados ao consumir
A indicação é beber uma xícara de chá por dia, pois estimular demais o intestino pode causar efeitos colaterais como gases e diarreia.
Receitas saudáveis para o organismo
- Água aromatizada emagrece e turbina a saúde: 7 receitas fáceis
- Nutricionista das famosas ensina receita de paçoca proteica
- Brownie fit feito com feijão azuki: é nutritivo e ajuda a eliminar gordura