Parar de fumar é uma das decisões mais difíceis na vida de um fumante. Em alguns casos, é necessário de três a quatro tentativas até que a pessoa consiga, de fato, parar de fumar, já que a nicotina, substância tóxica presente no cigarro, causa dependência física e psicológica.
Ao deixar de fumar, os sintomas de abstinência podem surgir horas depois, porém, os benefícios para a sua saúde são mais rápidos e já aparecem logo nos primeiros minutos.
Confira algumas dicas para largar o cigarro e descubra como o seu corpo reage quando você decide parar de fumar.
Malefícios causados pelo tabaco
O cigarro possui cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo 70 cancerígenas, e pode ser responsável por desenvolver mais de 50 doenças diferentes. Estudos comprovam que 25% das mortes por angina, infarto de miocárdio, doenças vasculares, como o derrame cerebral, e 90% dos casos de câncer de pulmão são decorrentes do uso do cigarro. Além de aumentar o risco de outras doenças, como a hipertensão, úlceras, gangrena, impotência sexual do homem, infertilidade, entre outras.

Benefícios para o corpo ao parar de fumar

Sintomas de abstinência
Ao tragar um cigarro, a nicotina chega ao cérebro em até 10 segundos, proporcionando alterações imediatas no sistema nervoso central que, ao sentir falta da substância, passa a reagir gerando a síndrome da abstinência.
Após a interrupção do uso, podem ocorrer manifestações desconfortáveis, como irritação, ansiedade, alteração no humor, alterações intestinais, tremores e dificuldade de concentração para execução de algumas tarefas.
Os sintomas tendem a diminuir após algum tempo. Porém, vale lembrar que cada pessoa tem uma experiência diferente. Uns tem mais desconforto, outros não sentem nada.

Dicas para conseguir parar de fumar
- Experimentar diminuir gradualmente o número de cigarros a cada dia, ou escolher uma data para parar de fumar de vez.
- Para ajudar no período de abstinência: chupar gelo, comer uma fruta ou manter as mãos ocupadas.
- Praticar atividades físicas ajuda a liberar substâncias que auxiliam no processo de cessação.
- Mudar hábitos, como, por exemplo: trocar os horários que você usava para fumar para fazer outra coisa, como comer uma fruta ou tomar um chá.
Dia Mundial Sem Tabaco 2017. O tabagismo mata no mundo 6 milhões de pessoas ao ano. No Brasil, mata cerca de 150 mil de pessoas ao ano e é uma ameaça ao desenvolvimento. Participe desta campanha e lute para o fim do tabagismo.