Apesar de estar presente na vida da mulher desde a adolescência, o absorvente ainda é fonte de dúvidas e, se usado incorretamente, pode prejudicar a saúde da região íntima. Conheça alguns erros que quase toda mulher comete e podem fazer muito mal.
Erros ao usar absorvente higiênico
1. Usar absorvente perfumado não é indicado por especialistas, pois o produto pode irritar a flora bacteriana da vagina, provocando corrimento e até infecções;
2. É preciso evitar absorventes com revestimentos à base de plástico, como os de propiletileno, que podem provocar reação alérgica. O ideal é comprar os modelos com cobertura de celulose, que é uma fibra natural;
3. Mulheres com pele sensível ainda devem evitar absorventes com cobertura do tipo seca, que se parece com um plástico. Prefira os com cobertura de algodão.
4. O uso de absorvente diário, ao contrário do que muita mulher imagina, não é sinônimo de higiene e pode fazer mal para a vagina, uma vez que ele abafa a região. Utilize-o apenas durante a menstruação e, no dia a dia, prefira as calcinhas de algodão.
5. A frequência de troca do absorvente higiênico ainda merece atenção extra. Tanto o absorvente interno quanto o externo devem ser trocados a cada quatro horas, independente do fluxo. A reposição é importante para que o sangue do ciclo menstrual não fique estagnado e abra portas para infecções.
Cuidados com a região íntima
- 13 questões sobre sua vagina: a gente responde sem pudor
- Corrimento vaginal pode ser sintoma de DST: como identificar e tratar
- Coceira na vagina: quando pode ser DST e quando é uma simples coceira?